Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Em vez de reclamar, agradeça

Você quer uma dica altamente prática de como melhorar o modo como conduz sua vida, a partir de hoje?

Pois aqui está ela: em vez de reclamar, agradeça.

Pronto. E isso é tudo. E funciona. Mas por quê?

Porque o ser humano é uma espécie animal que, na essência, concentra mais sua atenção no ausente do que no presente. Ele foca mais sua atenção naquilo que está faltando, do que naquilo que já tem.

Isso é uma coisa ruim? Não. Não necessariamente.

é bom – e até indispensável, num certo sentido – corrermos atrás das coisas que nos faltam: um trabalho melhor, uma casa melhor, relacionamentos melhores, coisas materiais melhores, serviços melhores…

Só que, no afã de buscarmos aquilo que falta, muitas vezes acabamos desprezando tudo aquilo que já conquistamos. às vezes vamos além, e acabamos destruindo tudo aquilo que já conquistamos.

Valorize mais as coisas que você já possui. Faça mais exercícios de gratidão.

Isso mesmo.

Exercite a gratidão, e seja grato por tudo aquilo que você tem. O que quero dizer com isso?

Simples…

…em vez de reclamar de sua mãe, que fica, na sua visão, “enchendo sua paciência todo santo dia”, ou que ela faz coisas que na sua opinião estão erradas, agradeça por ter uma mãe (que muitos gostariam de tê-la viva)…

…em vez de reclamar de sua esposa/marido que fica gastando com coisas desnecessárias e não faz as tarefas que você esperava, agradeça por ter um cônjuge (que muitos gostariam de ter)…

…em vez de reclamar de seu trabalho, que fica muito longe de casa e que faz você perder horas no trânsito todo dia, agradeça por ter um trabalho (que muitos gostariam de ter no seu lugar)…

…em vez de reclamar de ter que acordar cinco e meia da manhã na segunda-feira para ir trabalhar e enfrentar aquele ambiente de trabalho que você considera chato, agradeça por não ter que acordar às cinco e meia da manhã de uma segunda-feira para ir para o hospital enfrentar uma mesa de cirurgia para um transplante de pâncreas…

…em vez de reclamar daquele prato do almoço que sua empregada fez, agradeça por ter condições de botar comida na mesa…

…em vez de reclamar de não conseguir ter juntado milhas (ou dinheiro) suficiente para bancar aquela viagem de luxo que você viu naquele site e ficou com uma pontinha de inveja, agradeça pela existência de milhões de alternativas gratuitas de ter momentos felizes que dão sentido à vida, afinal, você não precisa de símbolos de luxo para ser feliz…

…em vez de reclamar do seu irmão que só fica, na sua visão, “aprontando” e não fazendo as coisas que você acha que ele deveria fazer, agradeça por ter irmãos, num mundo onde milhões vivem isolados…

…em vez de reclamar de seu filho(a) que não faz o dever de casa, agradeça por seus filhos estarem vivos…

…em vez de reclamar desse post, que poderia ter tratado de assuntos técnicos de algum tipo de investimento, agradeça por ter chegado até aqui com olhos para enxergar uma tela de computador…

Em suma: em vez de reclamar das coisas que estão ausentes em sua vida, agradeça pelas coisas que estão presentes nessa sua mesma vida.

Ao praticar mais exercícios de gratidão no seu dia-a-dia, você aproveitará mais o que a vida já está lhe oferecendo, e acabará descobrindo que você não precisará de muita coisa (que achava que precisava) para ser feliz.

Um carro mais possante, mais caro e mais vistoso? Eu não preciso disso para ser feliz.

Roupas de grife, relógios de marca, sapatos brilhantes? Eu não preciso disso para ser feliz.

Viagens de luxo em hotéis nababescos exibidos vaidosamente no Instagram? Eu não preciso disso para ser feliz.

Brinquedos tecnológicos “top de linha” com capinhas do tipo “olhem pra mim” eóculos de marca? Quem disse que é disso que eu preciso para ser feliz?

Ao descobrir aquilo que já está presente em sua vida, você se libertará de muitas amarras psicológicas que te prendem nas armadilhas do consumismo desenfreado e de um estilo de vida que não reflete aquilo que você verdadeiramente quer. E isso, meu caro(a), fará você viver uma vida muito mais plena e significativa.

Portanto, pratique a gratidão você também.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido