1.Não procurar por barganhas
Um erro comum, mas os consumidores normalmente “esquecem” de que é possível economizar com ofertas e comparação de preços entre lojas. De acordo com a Y&R, pais gastam mais do que as mães quando são eles a fazer as compras de material escolar (dados de 2014). Nos EUA, isso representa em média US$ 250 (cerca de R$ 873) a mais. Quando se trata de famílias, os pais perdem dinheiro porque não gostam de usar cupons de desconto. O estudo mostra que 59% não utilizam essa forma de desconto oferecida por algumas marcas e supermercados porque eles parecem “mais pobres”, comparado com 37% das mães (e 49% dos homens sem filhos). “Nós reparamos com frequência no preço de algum item comprado, depois que já fechamos a compra, só para garantir que economizamos. E esse nem sempre é o caso”, diz Scott Hamula, professor de comunicação de marketing em Ithaca College, em Nova York.
2.Achar que o preço final é o preço final
Pedir desconto não é feito e nem errado. Pergunte sempre se há desconto para pagar em dinheiro ou cheque, já que muitas lojas ficam felizes de evitar a comissão que recai sobre compras com cartão. Quando se trata de e-commerce, ao colocar um item no seu carrinho de supermercado virtual, lembre-se: você não terminou a compra. Essa é a hora em que se deve usar cupons de desconto virtuais e, novamente, pesquisar se realmente é a melhor oferta.
3.Não planejar compras com antecedência
A maioria dos consumidores acaba comprando coisas das quais nem precisa tanto. Trae Bodge, editor sênior do site RetailMeNot.com, afirma que seria melhor planejar com antecedência as próximas compras. “Separe algum dinheiro para presentes de aniversário e gastos nas férias”, ensina Bodge. “Eu recomendo, inclusive, poupar um dinheiro extra para quando quiser gastar com um item mais caro, naquele momento em que você acha que merece um presente”. Em outras palavras, vale economizar um pouco a cada mês para gastar, por exemplo, no novo modelo de smartphone ou um par de sapatos mais caro.
4. Comprar os produtos errados em grande quantidade
Alguns consumidores preferem comprar grandes quantidades de um mesmo item para evitar idas frequentes ao supermercado. Nessa hora, não esqueça de checar data de validade e calcular quanto tempo levaria para consumir esses produtos. “Alguns itens, como temperos, vegetais, detergentes,óleo de cozinha e arroz integral podem estragar ou perder a validade antes que você consiga terminar o lote”, explica o especialista Trae Bodge.
5. Ignorar programas de fidelidade
Supermercados, drogarias e até restaurantes e cafés contam com programas de fidelidade que recompensam consumidores frequentes. Para quem faz uso deles, é importante procurar um aplicativo que reúna todos. Assim, em vez de muitos cartões, basta levar seu celular. E, claro, quem usa cartão de loja deve ficar atento às taxas (são mesmo mais baixas?). Regra de ouro: pague sempre as contas em dia para não incorrer em multas.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]