Você já conhece a velha e simples regra áurea de uma vida financeira equilibrada e sustentável: gastar menos do que se ganha. Se é tão simples e claro, porque tanta gente não faz e termina em apuros?
Há muitos motivos, mas o maior deles é o descontrole, ou desorganização financeira. Para se gastar menos do que se ganha, é preciso saber:
Quanto está sendo gasto (valor monetário);
Onde está sendo gasto (o que foi comprado);
Quando está sendo gasto (o dia em que foi feito).
Uma listagem simples com estas três informações, feitas durante o período de um mês já seria suficiente para começar a arrumar o caos financeiro em que muitos se encontram.
O problema principal: se esquecer de controlar
Dentro da desorganização financeira, o maior desafio reside em não esquecer de lançar os gastos realizados. Todos os dias esse registro precisa ser feito. Pense numa empresa, independente de seu tamanho. Tudo o que ela compra e vende, precisa ser registrado. Isso normalmente ocorre através de softwares de gestão e outras ferramentas similares.
Uma má gestão nesses controles de receita (vendas) e despesa (custos) pode colocar a empresa na rota da falência. Aliás, esse também é o motivo pelo qual muitas empresas “quebram”.
Crie o hábito de controlar as receitas e as despesas
Mas como aprender a registrar cada gasto no momento da compra? Criando o hábito de fazê-lo. No começo será mais difícil, mas se você insistir nesse procedimento por cerca de 30 dias, já estará fixando esta tarefa em sua mente e rotina.
Você pode fazer isso utilizando um caderno de bolso, para as anotações. Como hoje em dia praticamente todo mundo tem um smartphone, você também pode dispensar o caderninho e utilizar um aplicativo de controle.
Fica mais uma vez esta dica sobre algo tão importante. Ter educação financeira não é sinônimo de ser rico (embora seja o melhor caminho para isso), mas sim de ter uma vida financeira equilibrada e sustentável!
Fonte: Dinheirama
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]