Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Filhos em casa: sinal de um aumento de despesas nas férias

As festas de fim de ano são acompanhadas por muitos gastos, que se somam às despesas do início do ano, como impostos e material escolar. Em 2015, com uma expectativa de inflação alta, já a partir do primeiro mês do ano, a situação financeira pode transformar janeiro em um mês-problema para muitas famílias.

“Os filhos em casa aumentam as despesas naturalmente, até com o consumo de energia elétrica, televisão ligada mais tempo, geladeira aberta mais vezes. Também ocorre que as pessoas querem curtir mais a vida, viajar. Com tudo isso vai o dinheiro, que é um recurso com o qual temos que ter respeito”, explica Reinaldo Domingos, presidente da Dsop, empresa especializada em educação financeira.

Domingos lembra que o fim do ano também traz um aumento de renda, com a chegada do 13º salário, porém alerta sobre o risco de perder o controle dos gastos em função do aumento da receita. “Não é apenas a renda que aumenta. Os gastos também sobem, e as famílias devem lembrar que vai ocorrer o aumento das tarifas públicas. “Agora que a eleição passou e o governo não vai mais represar as tarifas, temos que nos preparar para este início de ano com contas maiores. Se não houver reserva, vai faltar recurso”, afirma.

A inflação é outro vilão que deve bater à porta do ano que está começando. “No meu entendimento, a inflação, na realidade, já está em torno de 10%”, diz o especialista. A previsão do Banco Central para este ano é de 6,1%.

Diagnóstico. Para aqueles que já identificaram que terão problemas na hora de pagar todas as contas do início do ano, Reinaldo Domingos diz que a primeira coisa a ser feita é um diagnóstico financeiro. “A família deve se reunir e levantar todos os gastos dosúltimos 30 dias, por menores que sejam, para saber o caminho que o dinheiro está fazendo”, ensina Domingos. Um erro comum é a pessoa provedora tentar resolver o problema sozinha. “Todos devem se envolver, inclusive as crianças. A perda do dinheiro pode acontecer na base da família”, alerta.

Motivação. Outra dica importante na hora de colocar a vida financeira em dia é a motivação. “Os membros da família devem ter seus sonhos, seus projetos. Elas vão economizar para alcançar esses objetivos. Como motivar uma criança a diminuir o tempo do banho? Lembrando que aquela atitude vai ajudar na realização de um sonho dela”, ensina.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido