Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante

Qual é a diferença entre a tabela progressiva e regressiva do Imposto de Renda?

O Participante deve optar entre um dos dois regimes de tributação do Imposto de Renda (IR): progressivo ou regressivo.

  • Regime progressivo

O Benefício de Aposentadoria é tributado de acordo com a tabela de IR vigente no momento da saída dos recursos, de forma progressiva. No caso, quanto maior for o valor do Benefício, também será maior a alíquota aplicada.

Já no resgate, fica fixada a alíquota única de 15% como retenção na fonte, no ato do pagamento. O valor resgatado deverá ser informado na declaração de ajuste anual, podendo ser tributado na diferença do imposto já retido em até 27,5%.

Além disso, neste tipo de regime, é possível haver dedução por dependente e isenção por idade, a partir dos 65 anos.

  • Regime regressivo

A tributação é baseada no tempo em que cada contribuição permanece no Plano: quanto maior for o período de permanência, menor a alíquota definitiva. No caso, essa contagem do prazo de acumulação continua enquanto o Participante estiver vinculado ao Plano ou se ele transferir os recursos para outra entidade previdenciária, via portabilidade.

O Benefício de Aposentadoria é tributado de acordo com alíquota aplicável as contribuições utilizadas para o pagamento do benefício, sempre utilizando o modelo PEPS (primeira contribuição que entrou é a primeira que sai).

Já no resgate, será apurada a alíquota incidente sobre cada contribuição ao plano, em função do seu tempo de permanência, para assim ser calculada a média ponderada e determinar a alíquota definitiva no ato de pagamento.

Além disso, nesse regime não há a possibilidade de compensar os valores na Declaração de Ajustes Anual de IR, porém, pode haver isenções.

Essa resposta foi útil?
Não encontrou o que estava procurando? Entre em contato
Acesso rápido