Mito: muito pelo contrário, se você não atentar para esses assuntos enquanto ainda é jovem, talvez seja tarde demais quando precisar usufruir do benefício. Você terá que enfrentar diversas burocracias que não serão (nada) agradáveis para quem só quer encontrar tranquilidade na aposentadoria.
Isso ocorre porque há a exigência de um tempo mínimo de contribuição para que seja pago o benefício, assim, quanto antes começar a se preocupar com o assunto, maior a possibilidade de atingir esse valor. Do contrário seria necessário o investimento alto de sua parte para que conseguisse alcançar a taxa no curto prazo.
Verdade: todo participante que possui plano de previdência complementar pode deduzir as contribuições da base de cálculo do seu Imposto de Renda até um limite de 12% da renda tributável. Porém, o benefício só pode ser aproveitado para quem entrega a declaração completa do imposto de renda.
Fonte: Finanças Forever
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]