Comece agora mesmo – Não há dúvidas de que planejar uma viagem de intercâmbio dá, ao menos, um pouco de trabalho e, por isso mesmo, não pode ser feito da noite para o dia. Assim, uma regra de ouro é fechar o pacote com o máximo possível de antecedência. Dessa forma, você consegue parcelas mensais menores, evita dívidas posteriores à viagem e, ainda, tem mais tempo para juntar todo o dinheiro que precisa.
Organize sua vida financeira – Antes de qualquer coisa, você precisa considerar sua renda e fazer um planejamento da sua vida financeira atual e futura. Faça uma planilha de gastos. Pode parecer clichê, mas é muito eficaz. Insira todas as suas receitas e custos mensais para que você tenha um controle intenso sobre as suas finanças. Confira as planilhas do programa A Escolha Certa.
Feito isso, você já pode começar a analisar o quanto pretende gastar na viagem. Além do valor do curso, não se esqueça de levar em consideração gastos com passagens aéreas, acomodação, alimentação, passeios e capital de giro, para você se manter no país por um determinado período. Some tudo, divida pelo número de semanas que vai ficar fora e o resultado será seu limite de gasto semanal, procure não ultrapassá-lo.
Por fim, para você conseguir o dinheiro que precisa para viabilizar seu intercâmbio em menos tempo, evite os chamados “gastos inúteis”. Por mais que esse conceito seja um pouco pessoal e, por isso, difícil de defender, segundo alguns especialistas esses gastos são aqueles que não dão nem formação, nem retorno financeiro. Por isso, podemos evitá-los para atingir um objetivo maior!
Explore o destino o máximo que puder – Depois de ter todo o seu controle financeiro em dia, será mais fácil escolher um destino, definir o período de tempo do curso e escolher a data da viagem, mais adequados ao seu orçamento. Assim, você poderá continuar o planejamento iniciando sua procura por escolas, instituições de ensino, processos de visto, entre outros. Converse com amigos, consulte especialistas experientes, descubra quais são suas prioridades. Assim, durante essa pesquisa você poderá definir seus custos de viagem com mais precisão.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]