Apesar de alguns materiais apresentarem grande diferença de preço de um estabelecimento para outro, Janaína diz que não há um “vilão” responsável por encarecer a lista. “Não tem um vilão, são vários os vilões. Acho que o grande vilão dessa questão é a pesquisa. Se você não fizer uma pesquisa certamente o custo da sua lista vai ser muito mais alto”, disse.
Mesmo com as variações no preço, a diretora do Procon-AM disse que não dá para falar de abuso dos preços.”Cada empresa tem um porte diferente, tem um custo diferente e fica muito dificil a gente falar em abuso nessa pesquisa. Uma empresa dento de um shopping tem um custo infinitamente maior do que uma empresa que está numa rua comercial, custo de aluguel taxa de franquia. E aí os preços serão mais elevados, mas aí você vai pagar pelo conforto de estar num shopping, de ter o estacionamento e a facilidade”.
Outra coisa que é importante levar em conta são os produtos com “apelo comercial”, estampados com personagens da moda ou com o time do coração das crianças. Por conta disso, Janaína recomenda que os pais não levem as crianças na hora de escolher o material porque elas vão se sujeitar a esse apelo comercial. é importante também verificar a apresentação do produto. “Uma caneta pode ter um valor unitário se comprada sozinha e outro valor unitária se comprada em encartelada”.
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