Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Por Onde Anda – Investindo na qualidade de vida

Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 39, em 2012


Sempre muito organizado, Antônio programou sua aposentadoria e hoje desfruta dos prazeres da vida realizando alguns sonhos
Gaúcho natural de Porto Alegre (RS), Antonio Carlos Wetterlé Leal, 56 anos, pai de João Vitor Correa Leal, está aposentado há três anos e meio. Formado em engenharia mecânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em seu currículo ele apresenta mais de 30 anos de dedicação à Eletrosul (atual Tractebel Energia), onde atuou em várias áreas. Nos primeiros cinco anos ele trabalhou no comissionamento da Usina Jorge Larceda B, em Tubarão (SC), sendo responsável pelo setor de manutenção mecânica.

Transferido para a sede da empresa, em Florianópolis (SC), Antonio atuou durante mais ou menos dezoito anos nas áreas de novas usinas (DVET) e Engenharia de Manutenção (DEMT e TMS/SE), prestando serviços para as diversas usinas termelétricas da empresa. Osúltimos sete anos foram dedicados ao Planejamento e Gestão da Manutenção e da Qualidade (ISO 9001) na Diretoria de Produção da Tractebel. “Tive a felicidade de trabalhar em uma empresa excelente, com valorização profissional e umótimo ambiente entre os colegas, muitos dos quais ainda mantenho contato até hoje. A reta final da minha carreira foi um período extremamente rico em termos de experiência na área de gestão, pois tive a satisfação de atuar em todas as usinas e departamentos da empresa”, comenta.

Embora ainda preste serviços esporádicos de consultoria na sua área, o aposentado está desfrutando do novo ciclo em sua vida e divide seu tempo livre entre os cuidados com os pais, que estão em idade avançada e ainda moram no Rio Grande do Sul, dedicação à música, passeios de lancha, lazer na casa da Praia de Jurerê (SC) e pequenas viagens. “Acredito que existem fases para tudo na vida e chega um momento em que é importante mudar um pouco o foco para outras atividades que sonhamos, mas não tínhamos tempo para nos dedicar. Sempre fui apaixonado por música, então agora comprei mais instrumentos e equipamentos, montei um pequeno estúdio em casa e até me arrisco a fazer pequenas apresentações nas festas de amigos e em bares. Além disso, como também gosto muito da área náutica, tirei a habilitação e adquiri uma lancha em parceria com um amigo”, diz. Para este ano ele pretende realizar mais um projeto, viajar para a Europa junto com sua companheira, Dalva Janete dos Santos.

Ao contrário da realidade de muitos trabalhadores que não desejam encerrar sua carreira profissional, Antônio decidiu que havia chegado o momento certo e planejou essa nova etapa. “Quando a gente perde o vínculo com a empresa, a primeira reação é de ansiedade. Mas com o passar do tempo vai se acostumando e perdendo aquela necessidade de estar atuando na mesma função. Durante o período em que estamos trabalhando, as demandas pessoais são realizadas sempre às pressas, então essa fase é a oportunidade para as pessoas investirem nos projetos pessoais que ficaram para trás. A aposentadoria sendo planejada em termos financeiros e de otimização do tempo livre, pode ser a melhor etapa da vida”, afirma.

A importância da Previdência Complementar
“O Plano de Previdência dá tranquilidade para a pessoa ao se desligar da empresa, pois é muito importante poder contar com aquele dinheiro no final do mês. Gosto da PREVIG porque é muito organizada e ela consegue suprir as minhas necessidades financeiras no dia a dia”.

Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido