Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 39, em 2012
Transferido para a sede da empresa, em Florianópolis (SC), Antonio atuou durante mais ou menos dezoito anos nas áreas de novas usinas (DVET) e Engenharia de Manutenção (DEMT e TMS/SE), prestando serviços para as diversas usinas termelétricas da empresa. Osúltimos sete anos foram dedicados ao Planejamento e Gestão da Manutenção e da Qualidade (ISO 9001) na Diretoria de Produção da Tractebel. “Tive a felicidade de trabalhar em uma empresa excelente, com valorização profissional e umótimo ambiente entre os colegas, muitos dos quais ainda mantenho contato até hoje. A reta final da minha carreira foi um período extremamente rico em termos de experiência na área de gestão, pois tive a satisfação de atuar em todas as usinas e departamentos da empresa”, comenta.
Embora ainda preste serviços esporádicos de consultoria na sua área, o aposentado está desfrutando do novo ciclo em sua vida e divide seu tempo livre entre os cuidados com os pais, que estão em idade avançada e ainda moram no Rio Grande do Sul, dedicação à música, passeios de lancha, lazer na casa da Praia de Jurerê (SC) e pequenas viagens. “Acredito que existem fases para tudo na vida e chega um momento em que é importante mudar um pouco o foco para outras atividades que sonhamos, mas não tínhamos tempo para nos dedicar. Sempre fui apaixonado por música, então agora comprei mais instrumentos e equipamentos, montei um pequeno estúdio em casa e até me arrisco a fazer pequenas apresentações nas festas de amigos e em bares. Além disso, como também gosto muito da área náutica, tirei a habilitação e adquiri uma lancha em parceria com um amigo”, diz. Para este ano ele pretende realizar mais um projeto, viajar para a Europa junto com sua companheira, Dalva Janete dos Santos.
Ao contrário da realidade de muitos trabalhadores que não desejam encerrar sua carreira profissional, Antônio decidiu que havia chegado o momento certo e planejou essa nova etapa. “Quando a gente perde o vínculo com a empresa, a primeira reação é de ansiedade. Mas com o passar do tempo vai se acostumando e perdendo aquela necessidade de estar atuando na mesma função. Durante o período em que estamos trabalhando, as demandas pessoais são realizadas sempre às pressas, então essa fase é a oportunidade para as pessoas investirem nos projetos pessoais que ficaram para trás. A aposentadoria sendo planejada em termos financeiros e de otimização do tempo livre, pode ser a melhor etapa da vida”, afirma.
A importância da Previdência Complementar
“O Plano de Previdência dá tranquilidade para a pessoa ao se desligar da empresa, pois é muito importante poder contar com aquele dinheiro no final do mês. Gosto da PREVIG porque é muito organizada e ela consegue suprir as minhas necessidades financeiras no dia a dia”.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]