Um dos projetos para a aposentadoria foi aproveitar o tempo livre e viajar com sua moto Harley Davidson pelo sul do Brasil e outros países da América Latina, como Chile, Argentina e Uruguai. “Sempre vou com meu filho ou com algum amigo nestas viagens, geralmente a cada um ano e meio planejo o roteiro e vou. Também já tive um veleiro. Planejar o lazer ajudou bastante na transição para a aposentadoria”, diz.
Natural de Erechin/RS, onde tirou o brevet de piloto privado, foi continuar os estudos em Porto Alegre, se formando em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O gosto pela aventura já vem desde a juventude. Aos 26 anos , logo após se formar, João Carlos foi morar na áfrica do Sul para trabalhar numa mineração de ouro subterrânea a 2000 metros de profundidade. Em seguida voltou ao Brasil para exercer a profissão na manutenção e geração de energia de outra mina, na cidade de Serra do Navio/AP, que na época era apenas uma vila.
“Depois disso conheci a cidade de Florianópolis/SC e me encantei. Logo busquei emprego aqui e consegui uma vaga no apoio às construções de usinas hidrelétricas e termelétricas pela Eletrosul, em 1978. Continuei na empresa após ela se tornar a Tractebel Energia, e tive um crescimento profissional muito grande como Chefe do Projeto Usina Termelétrica Jacuí. Pude me envolver no projeto da usina desde o canteiro de obras até negociações internacionais de grande responsabilidade”, conta.
Pai de três filhos, Thales, Thais e Ticiana e atualmente casado com Rita de Cássia, hoje o aposentado se divide entre Florianópolis e Balneário Camboriú/SC e ainda exerce atividades por sua experiência como sócio de empresa que constroe e opera usinas e, como aposentado, investe em ações e imóveis. “Não gosto de ficar parado, mas sei também que a aposentadoria é o meu merecimento de descanso, então sempre faço viagens com a minha esposa para o exterior, aproveitando o meu planejamento financeiro e previdenciário”, fala.
A importância da Previdência Complementar
“A previdência complementar é fundamental. é ela que me dá a tranquilidade para levar a vida que tenho atualmente, realizando projetos e indo atrás das aventuras, tornando-se uma preocupação a menos, já que estou seguro financeiramente.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]