Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Saiba como melhorar a respiração

Doenças como DPOC, bronquite e asma acometem cada vez mais pessoas em parte por causa do ar que respiramos, em parte devido aos hábitos adotados. Para manter o seu sistema respiratório funcionando a todo vapor, acompanhe as dicas dos especialistas.

Dê ADEUS AO CIGARRO

Tanto os fumantes quanto aqueles que estão expostos à fumaça comprometem seriamente a saúde pulmonar. é claro que os primeiros são mais prejudicados porque jogam diretamente na árvore respiratória todas as substâncias irritantes e cancerígenas presentes no cigarro, charuto e cigarrilhas. Trata-se do fator de risco mais importante para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o nome que hoje abarca doenças que incluem bronquite crônica e enfisema. Segundo a pneumologista Luciana Palombini, coordenadora do Instituto do Sono de São Paulo, especialmente os alérgicos não devem conviver no mesmo ambiente com os fumantes, sob pena de agravarem seu quadro.

Atualmente, fumantes crônicos têm indicação clínica para fazer periodicamente (por exemplo, a cada um ou dois anos, conforme orientação médica) a espirometria, exame que mede a capacidade pulmonar. O tabaco também aparece como risco principal para o desenvolvimento de câncer do pulmão, um dos tipos de tumores de tratamento mais difícil e alta taxa de letalidade. “Desde que entra na boca e até oúltimo alvéolo pulmonar, o cigarro é só agressão nesse trajeto”, diz o pneumologista Daniel Deheinzelin, do Núcleo Avançado do Tórax do Hospital Sírio-Libanês.

TOME BASTANTE LíQUIDO

A hidratação constante favorece o trabalho do sistema imunológico na medida em que facilita o trabalho de remoção dos agentes agressores inalados, conforme descreve Sérgio Ricardo Santos. Uma alimentação equilibrada também atua como reforço imunológico, lembra o médico. O fato é que quem consome pelo menos 2 litros por dia entre bebidas variáveis, não alcoólicas, gera mais atividade do muco ciliar, onde ficam segregadas as partículas ruins inaladas.

Os líquidos permitem maior movimento dos cílios situados nas vias respiratórias baixas, na traquéia e brônquios, as estruturas que levam o ar aos alvéolos pulmonares. “A movimentação dessas espécies de ‘espanadores’ do sistema respiratório é tanto melhor quanto maior for a quantidade de líquido garganta abaixo”, diz Daniel Deheinzelin. Para exemplificar, ele cita a cor da urina. Se for clara, é sinal que o nível ingerido é adequado.

MOVIMENTAR-SE AJUDA A RESPIRAR MELHOR

Quem se movimenta força mais toda a musculatura envolvida no processo respiratório do trânsito entre o nariz e os pulmões. é um processo de mão dupla. Com a musculatura respiratória fortalecida, o oxigênio chega mais facilmente a todas as células, é captado e retorna sob a forma de melhor desempenho corporal. O pneumologista Sérgio Ricardo explica como esse processo ocorre: “O músculo bem exercitado absorve melhor o oxigênio, o que facilita o processo de distribuição para todos os tecidos do organismo e resulta em melhor performance durante a atividade física”.

Outro aspecto benéfico é que tal reserva respiratória aumenta a resistência em caso de infecções. Uma pessoa que sofra uma embolia pulmonar, exemplifica o médico, terá menos sequelas e repercussões se não for sedentária. Não apenas a musculatura dosórgãos respiratórios é favorecida, mas a de todo o organismo, resultando em melhor condição para captar o oxigênio distribuído a partir da central pulmonar.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido