Final de ano chegando e com ele novos boletos aparecem. Muitos brasileiros terminam o ano com dívidas e precisam de uma ajuda para sair do vermelho. Se você é um deles, confira essas dicas para sair das dívidas até o fim do ano.
1. Anote tudo – Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo e não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.
2. Crie metas – Com uma meta em mente, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias, como o pagamento das contas mais caras. Além disso, você também pode dividir as metas por mês e dar um passo de cada vez.
3. Organize o orçamento – Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos.
4. Converse com a família – É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Cada membro da sua casa pode ajudar com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou venda de itens que vocês não usam mais.
5. Corte gastos desnecessários – Enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Lembre-se das pequenas economias, como: apagar a luz do quarto quando sair, colocar o chuveiro na posição verão no período de calor e usar a máquina de lavar na capacidade máxima.
6. Negocie com os credores – Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.
7. Faça uma autoavaliação – Pare e pense no que aconteceu para você ficar nessa situação, isso é importante para você evitar a inadimplência no futuro e saber sair do problema o quanto antes. Estabeleça uma reflexão e procure entender que comportamentos você deve mudar para não cair no mesmo problema novamente.
Fonte: Serasa
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]