Ao optar pela renda variável o investidor não tem conhecimento qual será a rentabilidade dos valores investidos, que poderá ser positiva ou negativa. Entre os fatores que contribuem para essa incerteza estão o desempenho das empresas, o crescimento da economia, taxa de juros, câmbio e a inflação.
Na renda variável, como o preço dos ativos pode sofrer fortes oscilações, há um potencial de ganho alto, porém é acompanhada de uma volatilidade e riscos mais elevados. Em geral, é aconselhável para investidores mais agressivos ou para os mais conservadores que desejam investir apenas uma pequena parte dos seus recursos em modalidades que apresentam mais riscos.
Após conceituarmos a renda variável, iremos listar alguns ativos que compõem essa classe:
Investimentos da PREVIG em renda variável
O Conselho Monetário Nacional (CMN) define que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), como a PREVIG, podem aplicar os recursos administrados em renda variável, respeitando as diretrizes e limites definidas na Políticas de Investimentos aprovada pela Entidade.
Por isso, a PREVIG adota uma gestão ativa em renda variável, escolhendo os melhores gestores especialistas. Acesse o artigo para entender como nos utilizamos de métodos qualitativos e quantitativos para a escolha dos gestores aqui na PREVIG.
Assista o vídeo abaixo para entender ainda mais sobre renda variável.
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]