O Plano PrevFlex se trata de um plano de Contribuição Definida (CD), e nele é possível que os participantes contribuam com um percentual mensal sobre seu salário e recebam uma contrapartida da patrocinadora, visando a garantia de uma reserva individual futura, que é constituída pelas contribuições realizadas ao plano e pela rentabilidade ao longo do tempo.
Assim, é importante lembrar que a contrapartida da Patrocinadora é equivalente a sua contribuição básica mensal. Ou seja, quanto mais aplicar, maior será o valor depositado pela empresa.
No plano CD, na PREVIG, você traça seus objetivos, constrói seu futuro e é o dono exclusivo da sua reserva. O valor que vai receber mensalmente na aposentadoria é proporcional ao que acumulou. Nessa modalidade de plano de benefício, as formas de recebimento são flexíveis e no Plano PrevFlex é possível escolher o percentual de renda para recebimento mensal, sendo que esse percentual será aplicado sobre o saldo de conta acumulado.
Além disso, o participante tem a flexibilidade de escolher em qual modalidade de investimento quer alocar seus recursos, ou seja, pode adequar ao seu perfil de investidor.
Vantagens do plano CD para o seu futuro financeiro:
Contrapartida da empresa
Você pode contar com os depósitos mensais da empresa para aumentar o seu saldo. Nesse caso, representa 100% do que é aplicado pelo participante como contribuição básica.
Rentabilidade
A PREVIG foi constituída para cuidar do seu futuro e não tem fins lucrativos, então, 100% da rentabilidade é revertida ao participante e assistido.
Aplicações esporádicas
Sobrou um pouco mais no fim do mês e quer guardar? No plano CD você pode fazer aportes, voluntariamente, quando quiser.
Economia no Imposto de Renda – Benefício Fiscal
Você pode deduzir até 12% da base de IR anual.
Na fase de Recebimento – Aposentadoria
Flexibilidade:
Além da escolha da modalidade de investimento, o assistido pode optar por alterar trimestralmente o percentual de recebimento mensal, desta forma, na fase de recebimento do benefício, é importante refletir um pouco sobre alguns pontos, uma vez que o valor do benefício é um percentual aplicado sobre o saldo de conta:
– Quais são meus objetivos (curto, médio e longo prazo, afinal a expectativa de vida está aumentando)?
– A rentabilidade da modalidade de investimento que escolhi está acompanhando o percentual das minhas retiradas?
– Aceito correr riscos na fase de recebimento?
– Acompanho e tiro minhas dúvidas em relação à rentabilidade das modalidades de investimento?
Agora que já sabe como funciona o plano CD, fique por dentro das novidades e continue poupando hoje para aproveitar a sua renda manhã.
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]