Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,89%
  • MIX 0 0,45%
  • MIX I 0,34%
  • MIX II 0,07%
  • MIX III -0,20%
  • MIX IV -0,48%
  • MIX V -0,75%
Tempo de leitura: 2
23/09/2022

Cenário Econômico e rentabilidade de agosto.

Cenário Econômico (Comentário do Gestor)

Interno e Externo

 

Em agosto o mercado acionário brasileiro apresentou forte descolamento em relação ao movimento das bolsas globais. O Ibovespa subiu 6,16% refletindo a percepção do mercado de que o ciclo de aperto monetário está em seu estágio final, sendo positivo para os ativos de risco local.

O mercado de renda fixa também acompanhou a alta da bolsa brasileira com os juros futuros impactando positivamente o índice IMA-B, que fechou o mês em alta de 1,10%. Ainda no Brasil, os recentes dados macroeconômicos surpreenderam positivamente, tanto do ponto de vista de atividade econômica, quanto do mercado de trabalho e até inflação. As previsões de crescimento de 2% para o PIB este ano já estão com viés positivo. A taxa de desemprego, medida pelo IBGE, bateu seu menor nível desde 2015, com sinais de recuperação real dos salários. A inflação, medida pela IPCA, apresentou queda pelo segundo mês consecutivo, em muito liderada pela queda do preço de energia e combustíveis. O IPCA em agosto foi de -0,36%. No acumulado do ano o índice fechou em 4,39%.

Na contramão do mercado nacional, o mês de agosto no mercado internacional foi marcado pela reversão da performance positiva dos ativos de risco, causada especialmente pela percepção dos investidores sobre a necessidade de um aperto monetário mais significativo nos mercados desenvolvidos. Isso se refletiu na abertura das taxas de juros, queda nas bolsas e fortalecimento do dólar nas últimas semanas. Na Europa, os dados de inflação mais forte preocupam pelo aumento do custo de energia.

Esse aumento tem se dado por conta do risco de escassez gerado por cortes no fornecimento de gás natural pela Rússia, pelas condições climáticas desfavoráveis no continente que, somados as dificuldades da transição energética, estão gerando recordes de preços de energia, corroborando para o aumento da inflação. A fim de limitar o impacto, os governos vêm adotando medidas para conter a elevação dos preços para os consumidores, com reflexos negativos sobre as finanças públicas. Desta forma, ao mesmo tempo que cresce a probabilidade de uma recessão, os bancos centrais da região precisam atuar de forma mais incisiva para conter os efeitos de segunda ordem e compensar pelo maior prêmio exigido dado o quadro fiscal. Por fim, destaca-se também o comunicado do Federal Reserve (Fed) que indicou um aperto monetário mais prolongado e renovou o foco na estabilidade de preços vis-à-vis o mercado de trabalho. Jerome Powell afirmou em seu discurso que está disposto a combater a inflação mesmo que isso cause recessão, o que foi suficiente para o mercado cair forte no mês.

Rentabilidade do mês de agosto por Modalidade de Investimento:

É possível encontrar essas e outras informações na lâmina de investimentos, na área do participante. Acesse agora mesmo.

O que achou da matéria?

5

4
(5)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido