O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Só em 2021, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registrou 44 mortes de homens por dia, causadas pela doença.
Por isso, viemos te mostrar a importância dos exames preventivos e como a educação financeira pode te ajudar em um momento como esse.
Sintomas e diagnóstico do câncer de próstata
O câncer de próstata é silencioso e não apresenta sintomas na fase inicial, sendo possível detectá-los apenas quando o tumor está muito avançado e as chances de cura já são menores. Sendo eles:
Realizados pelo médico urologista, o exame de toque retal e o PSA são fundamentais para detecção e diagnóstico positivo ou negativo do câncer. Devem ser realizados anualmente por homens a partir dos 45 anos de idade com ou sem histórico familiar da doença.
Caso seja constatada a presença do tumor, o tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Em casos de menor risco, é recomendado apenas o acompanhamento médico. Já em casos mais graves a solução pode ser a radioterapia e até procedimentos cirúrgicos.
Como a educação financeira atua na prevenção e tratamento do câncer?
Dada a gravidade da doença, é necessário realizar exames, consultas e iniciar o tratamento da doença de acordo com a orientação médica. Para as pessoas que têm controle financeiro e uma reserva de emergência, o custo de todos os procedimentos se torna menos pesado, do que para quem não guarda uma quantia mensal direcionada aos cuidados com a saúde.
Poupando um pouco todo mês, é possível se preparar para imprevistos e para o cuidado de uma doença dessa gravidade, por exemplo. Além disso, o abalo psicológico afeta muito o bem-estar do paciente e ter um valor destinado à saúde, evita maiores preocupações e possibilita que o paciente possa se dedicar apenas ao tratamento.
Não deixe de fazer uma reserva para emergência e fique em dia com seus exames preventivos.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]