Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,59%
  • MIX 0 0,70%
  • MIX I 0,70%
  • MIX II 0,72%
  • MIX III 0,75%
  • MIX IV 0,77%
  • MIX V 0,79%
  • Referenciado DI 0,59%
  • MIX 0 0,70%
  • MIX I 0,70%
  • MIX II 0,72%
  • MIX III 0,75%
  • MIX IV 0,77%
  • MIX V 0,79%
Tempo de leitura: 2
22/05/2024

O que é a restituição de Imposto de Renda e como se beneficiar dela

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), é importante compreender o que é a restituição e como você pode se beneficiar. Além disso, vamos detalhar as etapas necessárias para realizar esse processo e lembrar a importância de entregar a declaração até o dia 31 de maio.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é o valor que o governo devolve ao contribuinte quando este pagou mais impostos do que o necessário ao longo do ano fiscal. Esse reembolso ocorre após a Receita Federal processar a declaração e verificar que houve um pagamento excedente.

A lei prevê o pagamento do imposto de renda quando recebemos rendimentos durante o ano-calendário. Por isso, pagamos imposto, seja pela retenção na fonte (quando recebido de empresas) ou pelo pagamento do Carnê-Leão (quando recebido de pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior).

No ano seguinte ao recebimento dos rendimentos (ano de exercício) é feita a declaração de ajuste anual do imposto de renda, quando são informados os recebimentos, deduções e tudo o que foi pago (ou retido) de imposto no ano-calendário.

Nesse processo, o programa do imposto de renda faz os cálculos e verifica se:

  • O imposto pago foi exatamente o valor devido, gerando uma declaração sem saldo a pagar ou a restituir;
  • O imposto pago foi menor que o devido, gerando declaração com imposto a pagar;
  • O imposto pago foi maior que o devido, gerando declaração com imposto a restituir.

 

Quem pode receber a restituição?

Qualquer contribuinte que tenha declarado o Imposto de Renda pode se beneficiar da restituição, desde que tenha tido retenções na fonte ou pagamentos de impostos que superaram o valor devido após as deduções legais. As deduções incluem gastos com saúde, educação, dependentes, entre outros.

Etapas para realizar a restituição do Imposto de Renda

  1. Preenchimento da declaração:

Utilize o programa de declaração da Receita Federal para preencher todos os seus dados financeiros do ano anterior. Informe todos os rendimentos, deduções e despesas.

      2. Verificação e envio de declaração:

Verifique todas as informações para garantir que estão corretas. Após a revisão, envie a declaração para a Receita Federal através do próprio programa.

      3. Acompanhamento de processamento de declaração:

Acompanhe o processamento da sua declaração pelo site da Receita Federal. É possível verificar se a sua declaração caiu na malha fina e corrigir possíveis inconsistências.

      4. Consulta à Restituição:

Após a declaração ser processada e aprovada, você pode consultar o status da sua restituição no site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial. As restituições são pagas em lotes mensais, geralmente entre junho e dezembro.

Utilize o sistema consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição.

     5. Recebimento do valor:

O valor da restituição será creditado na conta bancária informada na sua declaração. Certifique-se de que os dados bancários estão corretos para evitar problemas no recebimento.

Atenção: Lembre-se que a data máxima para a entrega da declaração do Imposto de Renda é dia 31 de maio. Não deixe para a última hora!

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

PREVIG realiza webinar sobre a nova modalidade Renda Fixa LP Inflação

Quer saber mais sobre a nova modalidade de investimentos Renda Fixa LP Inflação? Confira o material informativo e participe dos nossos webinars! Realizaremos dois encontros online em dias diferentes para apresentar as características do novo perfil e esclarecer dúvidas. Escolha o melhor horário para você: WEBINAR 01 Data: 15/04 Horário: 14:00 Clique aqui e se inscreva! […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido