Educação financeira é tema prioritário para previdência, revela pesquisa do HSBC
é tempo de se planejar. O tempo é agora e isto depende cada vez mais do esforço individual. Esta é a principal constatação da quinta edição da pesquisa “O Futuro da Aposentadoria, Tempo de se Planejar”, realizada pelo HSBC. O estudo relata o que pensam 14 mil pessoas de 15 países, de 30 a 70 anos, sendo 1 mil pessoas entrevistadas no Brasil. O estudo explorou quatro temas: a mega tendência populacional, como enfrentar este desafio, o futuro da aposentadoria e como apoiar o hábito da população em poupar.
Segundo a pesquisa, a população está, a cada ano, se conscientizando mais que os modelos governamentais estão em declínio e que ter reservas financeiras suficientes para viver com qualidade no futuro depende do esforço de cada um. “Neste período de cinco anos da pesquisa, percebemos que o individuo está a cada ano mais consciente de que ter uma aposentadoria mais tranqüila no futuro depende mais de cada um do que dos governos”, diz Edson Lara, diretor do HSBC, durante palestra realizada no II Seminário Internacional de Marketing e Vendas de Vida e Previdência, em São Paulo, nesta quinta-feira, promovido pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).
Segundo Lara, a pesquisa mostra que há uma imensa falta de preparação das pessoas em relação ao seu futuro, principalmente pelo baixo nível de compreensão de suas finanças atuais e de como estas poderão vir a ser no futuro. A pesquisa mostra que 94% dos entrevistados dizem não estar preparados para o futuro. Apenas 6% dos brasileiros acreditam estar bem preparados para a aposentadoria. No mundo, a média mundial dos que já poupam ficou em 13%.
Parte deste despreparo vem da falta de planejamento de gastos e não da falta de capacidade de poupança, independentemente da classe social. “é uma questão de planejamento, de priorizar poupar em qualquer momento nem que seja 5% da renda”, diz Lara.
Uma forma de estimular a poupança individual é o incentivo fiscal, um pedido de boa parte dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, 40% dos brasileiros são favoráveis ao encorajamento de poupança privada por meio de isenções fiscais, contra o dado global de 31%. Apenas 3% são a favor de aumento de impostos para pagar por melhores aposentadorias/ pensões sociais, bem menor que a média global de 13%. Pouco mais de 9% dos brasileiros são a favor de aumentar a idade limite da aposentadoria e apoiar as pessoas a trabalhar por mais tempo, quase metade da média global de 16%.
Segundo os executivos do setor, o Brasil tem um dos melhores programas de incentivos fiscais do mundo, mas pode ser incrementado de diversas maneiras. Assim, um importante aliado no desenvolvimento do hábito de poupar da população vem da educação financeira. Dois terços dos brasileiros (63%) nunca tiveram nenhuma forma de consultoria financeira profissional, acima da média mundial de 47%. “Isto mostra uma grande oportunidade para os corretores de seguros”, diz Samy Hazan, executivo da Marítima Seguros e coordenador do evento.
A necessidade de educar a população ficou ainda mais evidente com a crise financeira, que afetou as finanças de 92% dos entrevistados, seja pela perda de emprego, por prejuízos em investimentos ou mesmo para pagamento antecipado de dívidas por não saber se perderá a renda com a nova modelagem mundial desenhada com a desaceleração da economia.
Isso faz com que 19% afirmem que não vão se aposentar com a renda que pretendiam e outros 10% estão certos de que terão de trabalhar mais tempo para repor os recursos necessários no fundo para arcar com os custos necessários na aposentadoria. “A crise deixou mais claro que o fato é: Independente da idade, da fase da vida que a pessoa está, o momento é agora. As pessoas precisam compreender e gerenciar os seus recursos e isto cabe a nós, empresas e governos, a investir na educação financeira. Temos uma grande oportunidade de melhorar a comunicação “, reforça Lara.
Fonte: www.fenaseg.org.br (30/07/2009 – 12:31)
Pesquisa completa: “O Futuro da Aposentadoria – é tempo de se planejar” está disponível no site: www.hsbc.com.br
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