30/06/2010 Exercícios físicos para as longas viagens
Quando pensamos em passar alguns dias longe da rotina, muitas vezes não pensamos em calcular quanto tempo será necessário ficar dentro de um carro,ônibus ou avião. Mas o sacrifício, em alguns casos, acaba pesando (nas costas, nas pernas, nos ombros) e haja descanso para se recuperar das horas em que ficou encolhido, numa mesma posição.
Em média, após meia hora na mesma posição, o nosso corpo já começa a dar sinais de cansaço. Nessas horas, vem aquela vontade de se alongar. Mas vale lembrar que o mal-estar trazido por viagens é de curta duração. Em um ou dois dias, já foi embora. Se alguma dor persistir após esses dias, é melhor procurar um ortopedista ou fisioterapeuta, pois as dores persistentes são reflexos dos maus hábitos de postura.
Veja alguns conselhos para viajar tranquilo:
1) Use roupa folgada e bem confortável para viajar. As peças justas dificultam a circulação;
2) Use meias elásticas adequadas para o seu tamanho;
3) Evite sentar com as pernas cruzadas;
4) Em intervalos regulares, mexa os pés em círculos para um lado e para o outro, para frente e para trás. Estes exercícios estimulam a circulação das pernas;
5) Se for possível, caminhe pelo corredor do avião algumas vezes durante a viagem;
6) Fique em pé no corredor, use o encosto da poltrona como apoio, fique na ponta dos pés, flexione os joelhos para abaixar e depois levante. Se for possível, repita o exercício várias vezes durante um voo longo.
7) Tome bastante líquido, porque uma boa hidratação permitirá que o sangue circule melhor.;
8) Evite ingerir bebidas alcoólicas para não se desidratar;
9) Não tome calmantes, porque eles reduzirão a sua possibilidade de se levantar e fazer os exercícios sugeridos.
Fonte: Portal Saúde Plena