Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
07/01/2010

Relação entre saúde e finanças

Você já percebeu que a maioria das pessoas fica mais tranquila e relaxada quando as finanças andam bem? é mais difícil sofrer de estresse e ansiedade quando a vida financeira está bem resolvida. A socióloga, economista e consultora de riqueza Gloria Pereira descobriu que, ao receberem educação financeira, seus alunos ficavam livres até de problemas de saúde.

Ela viajou o mundo para pesquisar sobre o assunto e o resultado da busca pode ser encontrado no livro “A energia do dinheiro” (Editora Campus).
“Como dinheiro é uma energia de troca entre pessoas, dependendo da personalidade de cada um, dificuldades financeiras, dívidas difíceis de pagar ou frustrações por não conseguir dar uma boa condição financeira a quem ama, podem causar problemas de saúde”, afirma a economista. Então, ela percebeu que a tranquilidade em relação ao futuro, proporcionada por uma vida financeira equilibrada, pode colaborar para uma vida mais saudável.

O caminho para a confirmação desse diagnóstico foi longo. “Esses resultados me fizeram viajar para os Estados Unidos, Canadá, índia e até Nepal para compreender esses processos entre finanças, emoções e a saúde física”, conta a consultora. Mas, valeu a pena. Ela realmente desvendou a conexão entre corpo e dinheiro. “Todos os meus clientes que se curaram não tinham doenças nosórgãos, mas sofriam de doenças emocionais associadas à ignorância financeira. Uma vez que se educaram financeiramente, a causa foi resolvida. E, além de felicidade, bem-estar, perspectiva de um bom futuro, o físico se tornou muito mais saudável”, comemora Gloria.

De acordo com a socióloga, existem áreas que são mais afetadas pela falta de educação financeira. “Problemas financeiros costumam afetar diretamente, dependendo da pessoa, o coração ou os pulmões (devido à angústia, falta de saída da situação de crise), o estômago (devido à ansiedade, provocando gastrites e atéúlceras) e a sexualidade (com ejaculação precoce, falta de apetite sexual, frigidez). Pessoas com dívidas difíceis de pagar costumam sofrer de insônia, estresse, dor de cabeça e até depressão”, explica. Para não padecer desses males, o jeito é ser educado financeiramente. “Ao cuidar disso, os efeitos colaterais são a saúde física, emocional, mental, social e espiritual”, garante.

A importância de poder ter tranquilidade em relação ao dinheiro é grande na vida das mulheres. Isso porque, segundo Gloria, “em geral, elas têm uma variedade de interesses de compra muito maior que os homens, ligados à família, a casa, à moda e vestuário, à educação, lazer e viagens”. Um dado da Bovespa mostra que a bolsa conta com poucas investidoras (25%) no mercado de ações, e muitos investidores (75%), reforçando a diferença do que é considerado prioridade para os sexos. A consultora de riqueza aconselha cada um a aprender “os cinco verbos que são a linguagem do dinheiro”: fazer dinheiro – que é diferente de ganhar dinheiro, pois supõe uma ação, não passividade -, negociar, lucrar, aplicar e investir. Ou seja, quem adquire inteligência financeira aprende a multiplicar.

Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Gloria e testar sua inteligência emocional, basta visitar o site www.sinergianet.com.br ou www.negociosustentavel.com, onde há informações sobre o jogo “Negócio Sustentável”, criado por ela mesma.

Fonte: Portal Terra/ Vila Mulher

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido