Pouca gente faz idéia de que o câncer de mama também se manifesta na população masculina. Rara entre os homens e muito pouca estudada, a ocorrência da doença no sexo masculino é desconhecida até entre os médicos e atinge, na maior parte dos casos, homens com mais de 60 anos. No entanto, nem mesmo os mais jovens estão livres desse mal.
Para cada 100 mulheres afetadas pelo câncer de mama, há um homem com a doença. A tendência é que essa neoplasia aumente devido à má qualidade de vida e à dificuldade no diagnóstico do tumor na fase inicial. é comum que o caroço seja confundido com outras doenças, como a ginecomastia.
Contribuem para agravar a incidência do câncer de mama a utilização de anabolizantes por jovens, principalmente aqueles que buscam o aumento da massa muscular, e o uso de hormônios, especialmente o estrogênio, por transexuais. O consumo dessa medicação sem orientação médica aumenta as chances de o câncer se desenvolver e dificulta a detecção.
Causas e tratamento
Tanto na mulher quanto no homem, não existe causa específica para o câncer de mama. Homens que tenham antecedentes de câncer de mama na família, sejam obesos ou possuam histórico de câncer nos testículos ou na próstata estão mais propensos à doença.
Quando o câncer de mama é detectado, o paciente se submete ao tratamento e à cirurgia de remoção da mama. Em seguida, dependendo do caso, procedimentos complementares como a quimioterapia, a radioterapia e a terapia com hormônios são necessários. A cirurgia para reconstrução da mama não é comum, pois a probabilidade de o homem querer colocar silicone para reconstruir o lado do peito afetado é pequena.
Prevenção
Segundo especialistas, a maneira mais simples para detecção dos fatores que podem desencadear a doença é o auto-exame, que pode ser realizado em cinco minutos. A técnica, bem conhecida entre as mulheres, é similar para os homens.
Deitada, a pessoa deve apalpar a mama e observar se há algum nódulo ou incômodo. Quaisquer alterações no formato ou tamanho das mamas ou surgimento de pregas, depressões e modificações na pele podem ser observados em frente ao espelho.Tocando a região com movimentos circulares, o homem deve averiguar se há presença de secreções. As axilas também precisam ser examinadas. O exame deve ser complementado durante o banho, quando a pessoa, com a ponta dos dedos, procura espessamentos e caroços nas mamas. O auto-exame é recomendável para homens com mais de 40 anos ou que apresentem fatores de risco.
Ao notar qualquer alteração, imediatamente a pessoa deve procurar um mastologista, para realizar exames clínicos e mamografia. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de tratamento e recuperação. Por isso, nada de preconceito. Faça sempre o auto-exame!
Fonte: Site Saúde Plena
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]