Quando estou com dor o que devo fazer?
O tratamento com Gelo, também conhecido como Crioterapia, é usado principalmente nas dores agudas, como, traumas diretos, entorses, contusões, estiramentos musculares, que apresentam sinais “flogísticos” que são: calor local, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço) e dor, por auxiliar na analgesia, e diminuição do fluxo sanguíneo (vaso-constricção). O tratamento local é usado no período de 15 a 30 minutos dependendo da área a ser tratada.
O tratamento com Calor, também conhecido Termoterapia, é usado principalmente nas dores musculares com diferentes causas ou, em lesões crônicas, onde não existe mais os sinais “flogísticos”. O calor é vaso-dilatador, aumentando assim, o fluxo sanguíneo, beneficiando o relaxamento, aliviando dores mio tensivo, melhorando a mobilidade e elasticidade dos músculos. Também podemos usar o calor e gelo no mesmo tratamento, conhecido como Banho de Contraste, muito usado nos edemas (inchaços) de extremidades, como mãos e pés, beneficiando a “bomba” de retorno venoso (vaso-dilatação e vaso-constricção), diminuindo assim, o inchaço local e aliviando dores compressivas.
Na Terceira Idade é importante ressaltar que o tratamento com gelo local não é muito aconselhável se levarmos em consideração as diversas mudanças na fisiologia, como exemplo, a pele mais sensível, alergia ao gelo, a maior possibilidade em desenvolver um resfriado e etc. Neste caso, tratando-se de um trauma agudo, o ideal seria fazer uso de banhos de imersão, massagem com gelo, toalha gelada ou até mesmo o uso de spray de gelo.
Bruno Mantovano – Fisioterapeuta especialista em Terapias Manuais e RPG
Fonte: Site Corpo Saudável
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]