Nos dias atuais não está nada fácil ser um consumidor eficiente. Escrevi no artigo Como gastar dinheiro que não é errado adquirir produtos supérfluos, desde que essa compra seja feita com planejamento e equilíbrio. O consumidor deve consumir de modo eficiente, cuidando do seu bolso e seu gosto. Deve pesquisar preços antes da compra e zelar pela qualidade dos serviços e produtos que consome.
Entretanto encontrar o equilíbrio não é uma tarefa fácil, por vários fatores, dentre os quais posso destacar o comportamento consumista que existia, por necessidade, na época dos altíssimos índices inflacionários existentes no Brasil nas décadas de 80 e 90 (até 1994); a falta de educação financeira; o crescimento da classe C, que trouxe com ela milhões de brasileiros que nunca puderam fazer uma compra e que, por agora ter essa disponibilidade, o fazem sem controle.
Todos os fatores citados no parágrafo anterior influem direta ou indiretamente no comportamento de consumo, mas, na minha opinião, o grande vilão desse consumismo exagerado é a cultura da sociedade contemporânea, onde prevalece a regra do “ter pra ser”. Essa cultura ganha força com a mídia, que relaciona os produtos a sensações ou atributos de natureza abstrata como felicidade, poder, sensualidade, entre outros.
Fonte: Blog Finaças Pessoais
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