Seus filhos podem, desde cedo, ajudar no planejamento financeiro da família. E lembre-se: as crianças copiam nossas atitudes!
A forma mais eficaz de orientar os filhos com relação a gastos, economia e orçamento é dando o exemplo: para ensinar é preciso, em primeiro lugar, agir conforme seus ensinamentos. Feito isso, incentive o uso planejado do dinheiro, mostrando a importância de poupar para compras futuras, a necessidade de optar entre um item e outro quando o dinheiro não for suficiente para os dois, enfim, ensine-os a usarem o dinheiro de forma consciente.
Outra maneira de conscientizar os pequenos é fazer com que participem do orçamento doméstico. Mostrar os gastos mensais e exemplificar o quanto pais devem trabalhar para arcar com esses gastos, ensinando a importância da economia. Lembre-se que, quanto antes seu filho entender a necessidade de planejar e de economizar, menores serão as dificuldades para ele lidar com o dinheiro quando adulto.
Fonte: Blog Finaças Pessoais
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]