04/02/2011 Regras de comportamento
Mesmo que tenhamos um bom embasamento profissional, pode haver certa carência de boas maneiras, regras de comportamento, comumente chamadas de etiqueta.
O conhecimento e a prática destas regras facilitam nossa vida profissional e social, dando-nos segurança, tranqüilidade e desembaraço.
Ser gentil : sempre, com amigos e familiares, vizinhos, clientes e colegas. A gentileza em nosso dia-a-dia é essencial e as palavras mágicas “como vai, tudo bem”? – muito obrigado – por favor – desculpe – com licença etc. deveriam fazer parte de nosso vocabulário.
Lembrete: os homens dizem obrigado, as mulheres dizem obrigada.
Ter bom humor: Mesmo que tenhamos problemas, – e quem não os tem, não os levamos para a empresa. Procuraremos manter o melhor humor possível. Um sorriso e nossa gentileza em campo, já é meio caminho andado.
Jogo de cintura e flexibilidade: Saber lidar com superiores, clientes e colegas com desenvoltura e boa educação, ser ágil e principalmente solícito e prestativo, mostrando sua disposição de ajudar e aprender, são outros itens valiosos para sua formação profissional. Ter auto-motivação, isto significa executar nossas tarefas antes de sermos cobrados, vestir a camiseta sempre.
Saber elogiar e criticar: podemos elogiar sempre uma tarefa bem executada, um visual especialmente bem cuidado, porque um elogio é um incentivo. Podemos elogiar diante de outras pessoas. Criticar, porém, nunca na frente de outros. é humilhante e desestimulante. Quando é necessário criticar, o fazemos de forma construtiva, objetiva e reservada.
Discrição: Seja discreto no relacionamento com colegas e amigos. Evite “fofocas” e intrigas. Também não conte vantagens.
Não desfie seu rosário de problemas pessoais para os outros.
E é bom não esquecer: Goma de mascar compromete a imagem!
Cuidados com tosse e espirros: Sempre coloque a mão sobre a boca ao espirrar ou tossir, virando-se um pouco para um lado. Se estiver à mesa e espirrou, peça desculpas em tom baixinho para a pessoa a seu lado. Se usar lenço, jamais o deixe sobre a mesa e sim guarde-o após uso. Em conferências, concertos etc. é preferível sair da sala quando tiver muita tosse, para não atrapalhar a atenção do público.
Aliás, evite marcar entrevistas, caso esteja muito gripado.