As 13 entidades fechadas de previdência complementar de Santa Catarina decidiram se unir e criar um programa de educação financeira chamado “A escolha certa”.
O programa envolve o lançamento do portal www.aescolhacerta.com.br na quinta-feira, além de outras ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, como publicação de quadrinhos e palestras com o objetivo de promover conscientização financeira, tirar dúvidas sobre esse tipo de fundo e estimular a poupança de longo prazo.
As 13 entidades envolvidas são: CasanPrev; Celos; Datusprev; Elos; Fumpresc; Fusesc; Quanta; OAB Prev; Perdigão; Previg; Previsc; Prevunisul e WEG. Juntas, elas administram um patrimônio de aproximadamente R$ 9 bilhões.
A iniciativa leva em conta uma recomendação de 2008 do Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) -órgão responsável pela regulação das entidades de previdência fechada – que trata sobre a necessidade de ações de educação previdenciária noâmbito do regime de previdência complementar.
Segundo Danielle Xavier, gerente de Atendimento e Comunicação da Previg, a intenção é criar uma conscientização para que as pessoas cuidem da sua própria aposentadoria porque cada vez mais haverá um descolamento entre o que recebem na ativa e o que receberão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no futuro, quando deixarem de trabalhar.
Em 2008, as entidades fechadas de previdência complementar catarinenses chegaram a iniciar discussões sobre programas educativos individuais, mas concluíram que conseguiriam redução de custos e uma boa troca de experiências em uma ação que fosseúnica e integrada. Por isso optaram por tocar esse projeto juntas, por meio da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev), criada em 2009.
O programa pretende atingir inicialmente os já integrantes de fundos de previdência complementar, os que fazem parte de empresas que possuem planos de previdência complementar, mas que ainda não aderiram a esse tipo de investimento, e os seus familiares. Estima-se que o programa terá o alcance de cerca de 347 mil pessoas inicialmente.
Além de recursos rateados entre os fundos, a iniciativa foi patrocinada por 10 instituições financeiras. O valor de orçamento para este primeiro ano não foi revelado. O desenvolvimento do programa envolveu sugestões de membros das 13 entidades de previdência e a Consiglieri, uma consultoria em gestão empresarial sediada em Curitiba.
(Vanessa Jurgenfeld | Valor)
Fonte: Jornal Valor Econômico
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]