A palavra “exercício” vem do latim exercere, que significa manter-se ocupado ou em plena ação de trabalho. Mas o que um adulto típico faz no trabalho? Senta-se em uma cadeira durante oito horas por dia ou mais. Além disso, passa boa parte de seu período de descanso em casa em frente à TV. Esta é uma receita para a ruína. Ficar sentado durante todo o dia aumenta o risco de obesidade e expõe o corpo à situações de risco para a saúde, como dor nas costas, má postura, cãibras nas pernas, músculos tensos, entre outros problemas. Veja a seguir o que você pode fazer durante sua jornada de trabalho para ter mais disposição e qualidade de vida, e não dar chance para as doenças se instalarem.
Fazer exercício é simplesmente o ato de manter seu corpo ocupado, usando os músculos e ossos. Você pode argumentar que não tem tempo para fazer qualquer coisa semelhante entre as tarefas de trabalho, como responder e-mails e ir de uma reunião para outra. Você não está sozinho. De acordo com um artigo da revista Forbes, uma pesquisa feita em 2009 pelo National Center for Chronic Disease Prevention and Health concluiu que quase 50% dos adultos nos norte-americanos admitem que não se envolvem em pausas de pelo menos 30 minutos por dia, nem fazem qualquer atividade física moderada em dias alternados durante a semana. Mas existem exercícios que você pode fazer corretamente em sua própria mesa de trabalho para manter seu corpo em movimento. Mas lembre-se consultar um médico antes de começar qualquer programa de exercícios.
Dicas para se exercitar no trabalho
Postura sentada correta. Observar sua postura durante o tempo em que fica sentado é essencial. Mesmo quando você não está se exercitando, certifique-se de que você está sentado da maneira correta. Sua cadeira deve estar regulada na altura apropriada para reduzir a tensão do seu pescoço e das costas. Tenha em mente que a cadeira fornece o suporte para o seu corpo ao longo do dia.
Nível adequado da tela do computador. O terço superior do monitor deve estar acima do nível dos olhos, tanto para diminuir o cansaço visual quanto para evitar que o corpo se curve para a frente. Certifique-se de que você não está esticando o pescoço para a frente. Isso pode causar lesões na sua cervical.
Alongue-se durante o trabalho. O alongamento é tão importante quanto fácil e pode ajudar a diminuir a tensão, melhorar a circulação sanguínea e a dor nas costas. Começe pelo alongamento do pescoço: tente enconstar sua orelha no ombro e mantenha por uns 10 segundos assim. Estique os braços para trás e fique nesta posição por pelo menos 10 segundos.
Levante-se! Vá até uma porta e segure a moldura de cada lado com os braços, impulsionando o corpo para frente como se fosse andar, estirando o seu peito. Segure um dos pés com a mão, com o joelho dobrado para trás, para alongar os músculos das pernas. Por fim, afaste um pouco as pernas, pés alinhados e retos e estique as mãos até eles sem dobrar as pernas. Não force muito: a ideia é relaxar os músculos lombares. Volte à posição inicial devagar, para não lesionar sua coluna.
Cuide de suas mãos. Pessoas que raramente largam do teclado podem desenvolver a síndrome do túnel do carpo, uma doença muito dolorosa que se desenvolve nos nervos que ficam entre as mãos e o antebraço. Mas se você repetir um simples movimento todos os dias, vai evitar este mal: fique na sua mesa, e, com os braços esticados, coloque as palmas das mãos sobre ela e tente apontar os dedos para você. Abaixe o seu corpo lentamente até sentir o alongamento (você não precisa forçar muito). Mantenha por 15 segundos. Repita conforme necessário durante o dia.
Use as escadas! Evite o elevador, quando possível. Suba no máximo dois degraus de cada vez, devagar, respeitando seus limites – se o número de andares for superior a dois, é melhor não forçar tanto.
Caminhe mais. Se você mora próximo do trabalho, tente ir a pé até a empresa. Outra escolha saudável e sustentável – e cada vez mais frequente – é ir de bicileta para o trabalho. Ao fazer isso, atente para as regras de trânsito e segurança do ciclista, como a sinalização correta da bicicleta e o uso de capacetes e protetores de joelhos.
Alimente-se bem. Coma menos trash food e hidrate-se. Beba água durante todo o dia. Em vez de cair na tentação de comer um doce ou salgadinhos do bar, tome pelo menos 1 litro de água enquanto trabalha. Além de retirar parte da gula, hidrata o seu corpo.
Alguns colegas podem estranhar seu comportamento no início, mas, com estas práticas simples, o seu dia a dia vai se tornar mais agradável e sua disposição poderá inclusive ganhar adeptos. Tudo é uma questão de costume – e hábitos saudáveis também.
Fonte: Pense Empregos
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]