06/01/2012 Cuidados com a alimentação
Quem trabalha ou passa muito tempo fora de casa geralmente tem duas opções quando o estômago ronca de fome: levar marmita ou comer alguma coisa na rua. Se for escolher a segunda alternativa, é bom prestar atenção em alguns detalhes para o barato não sair caro.
Fique atento, é a sua saúde está em jogo. Tanto para o estômago, quanto para o bolso!
Procure evitar:
– Locais que têm alimentos em recipientes ou embalagens mal protegidos contra alterações e danos (pode ser o caso de vendedores ambulantes ou barraquinhas de cachorro quente ou lanches rápidos);
– Local que armazena o alimento no chão (em estrados ou paletes), perto das paredes ou teto.
Dicas importantes para escolher bem
Limpeza do local
Avalie mesas, cadeiras, superfícies de trabalho, apresentação de funcionários (touca nos cabelos, luvas, aventais, etc.), utensílios de cozinha e até dos itens de limpeza como esponja, panos de prato, entre outros.
Higiene dos alimentos
Precisam estar limpos (principalmente no caso de vegetais e carnes e frutos do mar crus, que têm micróbios que podem fazer mal à saúde e devem ser bem lavados ou cozidos) e armazenados para impedir a contaminação e a proliferação de microorganismos.
Temperatura de conservação
Alimentos frios devem ser guardados na geladeira (em temperatura inferior a 5ºC) e os quentes em uma estufa (em temperatura mínima de 65ºC). Isso evita que os microorganismos se desenvolvam.
Tempo de validade
Além da conservação correta, observe também qualquer tipo de alteração (cor, textura, consistência) ou a data de validade dada pelo fabricante. Isso mostra se o alimento está em boas condições para ser consumido.
Importante
Atenção especial para frituras. Se forem feitas emóleos e gorduras utilizadas por um longo período, podem conter substâncias tóxicas que fazem mal à saúde.
Fonte:Meu Bolso em Dia