O que você já consumiu hoje? Da energia elétrica à água para escovar os dentes e tomar banho, o pão, a manteiga, o café, o meio de transporte usado para se locomover, as roupas… Se você fizer uma lista do que consome diariamente, ficará chocado. Agora multiplique isso por bilhões de pessoas – já somos 7 bilhões. O fato é que se continuarmos no atual ritmo, daqui há 40 anos estaremos consumindo duas vezes o que o planeta pode oferecer. Aí a vida vai ficar complicada, primeiro porque os produtos e serviços serão muito caros, depois porque teremos que conviver com os efeitos da mudança climática (mais desastres naturais, extinção de espécies, aumento do nível dos oceanos).
Não estamos falando para você parar de comprar comida, passar frio ou ficar no escuro, pois é impossível viver assim. Mas devemos nos conscientizar de que tudo o que fazemos tem impacto no ambiente. Entenda os impactos daquilo que você faz na sociedade, na natureza e na economia e mude o destino. Garanta um futuro melhor começando a fazer a sua parte já.
água
A despoluição da água custa caro, portanto não a desperdice. Feche a torneira ao escovar os dentes, conserte vazamentos, molhe as plantas com a água do cozimento de vegetais, lave o carro com balde… Também é essencial comprar de forma consciente, escolhendo produtos que “suguem” menos água na produção – um quilo de carne bovina, por exemplo, consome 15 mil litros até chegar à sua mesa. Além disso, pressione a concessionária de água para melhorar as tubulações.
Alimentos
Variar o cardápio e criar uma lista de compras ajuda a evitar o desperdício, a economizar e a poluir menos. Dê preferência a alimentos frescos, de época e produzidos na sua região. Sempre que possível, escolha produtos que não agridem a natureza.
Produtos
Compre menos e apenas o necessário – assim você economiza dinheiro para ter uma boa aposentadoria, fazer um curso de idiomas. Escolha itens com materiais duráveis, que possam ser reciclados ou reutilizados. Também prefira produtos fabricados na sua região ou país (tudo o que você consome emite gases tóxicos, queima combustível e usa muita água). Para fabricar uma calça jeans, por exemplo, são consumidos 15 mil litros do líquido. Outras dicas: compartilhe o carro e utensílios domésticos, organize brechós com as roupas que não usará mais.
Energia
Escolha eletrodomésticos certificados com selos ecológicos, mantenha as instalações elétricas em dia, tampe a panela ao cozinhar, acumule roupas para passar de uma só vez, instale a geladeira longe de fontes de calor, pinte as paredes de cores claras, use lâmpadas fluorescentes, desligue o monitor do computador quando parar de trabalhar. Você também ajuda o planeta se comprar carros pequenos, a álcool e 1.0 ou, melhor ainda, se usar transporte público ou bicicleta. Comprar menos, lembre-se, ajuda a diminuir as emissões de CO2.
Fonte: M de Mulher
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]