As contas de casa pesam muito no balanço do mês, não é mesmo? Se você parar e prestar bastante atenção, vai descobrir que boa parte dos custos é composta por desperdício, um descuido que temos com as ações rotineiras sem, no entanto, lembrarmos que isso gerará um aumento significante dos gastos.
A EduDica da semana quer te mostrar o que e como podemos mudar para deixar a casa e a rotina mais econômicas.
A conta de luz está muito alta? Mudanças mais radicais que necessitam investimentos iniciais maiores podem ajudar bastante, por exemplo, pesquise sobre a possibilidade de colocar energia solar na residência, caso não tenha dinheiro para a instalação por métodos comuns, existe um projeto que faz isso de maneira gratuita e com material reciclado de baixo custo, uma média de R$ 200,00 (www.sociedadedosol.org.br). Veja também se é possível dispensar aqueles eletrodomésticos antiquíssimos que não são nada econômicos, os mais modernos já são projetados com esta preocupação. Troque também as lâmpadas por modelos eco eficientes, as chamadas lâmpadas fluorescentes ou frias, que economizam muito.
Algo mais simples que você pode começar a fazer hoje?Aproveite sempre que possível a luz do sol, quando chegar o final da tarde, utilize os cômodos em que entre mais luz natural, acenda a luz elétrica o mais tarde possível. Deu fome? Pense o que quer comer, abra a geladeira só para pegar o que for necessário e feche-a. Sabia que este eletrodoméstico representa 30% do valor total da sua conta? Outro muito gastão é o ferro de passar, portanto, passe toda a roupa de uma vez, em umúnico dia da semana.
A mesma coisa serve para a hora de lavar as roupas, mas aí é para evitar o desperdício de água e, consequentemente, os altos valores desta conta. Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros de água, um banho de 15 minutos com um chuveiro elétrico, uma média de 44 litros. Feche a torneira enquanto escova os dentes, diminua o tempo de banho e feche o registro para se ensaboar. O mesmo conselho serve para a pia da cozinha na hora de lavar a louça e o tanque, para lavar roupas.
Fique atento a torneiras com defeitos que ficam pingando, elas equivalem a um desperdício de até 46 litros de água por dia, confira sempre se há vazamentos na casa. Varra com a vassoura e não com a mangueira e só utilize água em abundância na limpeza quando for realmente necessário e, nestes casos, veja se não é possível reutilizar a água que usou para lavar as roupas, por exemplo.
Recicle seu lixo. Você ajuda o meio ambiente e ainda pode ganhar dinheiro com a venda do material. Além disso, criando o hábito de prestar atenção no tipo de lixo que você produz, pode evitar desperdícios, como, por exemplo, descobrindo que algumas embalagens podem ser reaproveitadas para uso doméstico.
Falar muito pode ser caro se o bate-papo for por telefone. Além de pesquisar os melhores planos e operadoras para você e sua família, a mudança de hábito é fundamental para diminuir esta conta. Evite fazer ligações desnecessárias, descubra os horários mais baratos para usar o telefone e controle-se para não passar horas e horas pendurado na linha.
Fonte: Edufin
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]