Uma das principais conclusões de uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) foi que os consumidores adimplentes priorizam o pagamento de suas contas pela data de vencimento, enquanto que os inadimplentes optam por pagar primeiro as contas de maior necessidade como água, luz e telefone.
O estudo mostrou que consumidores com nome sujo na praça responderam, em 70% dos casos, afirmando que as contas atrasadas não são as de pagamentos periódicos, fundamentais ao funcionamento da casa.
Para a economista do SPC, Ana Paula Bastos, o fato de os consumidores adimplentes priorizarem o pagamento de boletos de acordo com a data de vencimento indica que eles possuem uma maior organização e planejamento financeiro em prol de evitar atrasos. “Inadimplentes priorizam as contas básicas da casa porque sabem que o não pagamento implica no corte de serviços fundamentais”, afirma.
Bens que levam ao não pagamento de contas
Os bens não duráveis, como roupas e calçados são os principais causadores da inadimplência, respondendo por 62% dos casos. Eletrodomésticos correspondem a 29% e móveis a 14%.
Apesar da situação financeira em que se encontram, os inadimplentes responderam que pretendem aumentar o consumo de bens e serviços nos próximos meses. Um total de 55% deles desejam comprar vestuários e calçados; outros 22% pretendem fazer compras parceladas no cartão de crédito.
Fonte: Infomoney
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