Vem mês, sai mês e você não consegue colocar sua vida financeira nos eixos. Isso é um problema que precisa ser resolvido logo! Dispense um pouquinho do seu tempo para começar a organizar tudo e, finalmente, ficar organizada para concretizar todos os seus sonhos e suas vontades.
Nem por isso você precisa parar de comprar e de curtir a vida. Dá pra fazer isso junto, só que de maneira consciente! Cada uma de nós lida com o dinheiro de uma forma. Mesmo assim é possível se controlar e fazer seu dinheiro render de uma vez por todas!
A primeira coisa a fazer é listar todos os seus gastos num mês só. Nada fica de fora, viu? Anote desde o valor da àgua, luz, até com o cafezinho e cabeleireiro. Não tem distinção de nada! Até aquilo que acha que é pequeno e baratinho – como um famoso cafezinho – deve entrar na lista.
Uma das maiores dificuldades de se fazer um orçamento é pensar quanto vai gastar naquelas despesas que variam de mês a mês – as chamadas variáveis. Se você tem uma conta fixa de mensalidade da escola ou condomínio, por exemplo, não é difícil saber quanto ela vai sair no mês que vem e começar a se programar para fazer este pagamento. No entanto, como é que ficam aquelas contas que não têm um valor fixo? Desde o celular e a conta de luz até os gastos com supermercado entram nessa categoria variável.
Mas se você olhar com cuidado os gastos dos meses anteriores vai perceber que eles sempre giram em torno de um número. Você pode acabar gastando mais num mês com supermercado e menos no mês seguinte, mas se você olha o seu histórico, consegue calcular uma média – e pode conseguir trabalhar com este número como uma meta para os gastos dos meses seguintes. Assim você transforma o variável em previsível!
Um exemplo são os gastos com lazer. Você pode controlá-los de forma simples: saiba quanto gasta em média com essas saídas. Mensalmente reserve este valor para gastar, mas se faltar, pare de sair – ou saiba que isto vai impactar nos programas do mês seguinte. Impondo limites para si mesma, cria um controle da sua vida e, principalmente, das suas finanças. Não olhe isso de maneira ruim. é aúnica forma de conseguirmos criar disciplina para alcançar todos os nossos sonhos!
Fonte: Finanças Femininas
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]