Entre as muitas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, com certeza, a comunicação assertiva destaca-se como uma das principais aptidões. E não é para menos, para ter sucesso na carreira também é necessário saber expressar-se bem, defender e apresentar ideias de forma clara e concisa.
Para muitos profissionais a timidez é uma barreira no que tange falar em público, e apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição. Entretanto, para não deixar que este medo seja um empecilho ao alcance de seus resultados, separei seis dicas poderosas.
Confira:
Confie em si mesmo (a): Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.
Conheça bem seu público: Para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer seu público. Isso permite falar com mais tranquilidade sobre o tema e usar recursos efetivos (slides, vídeos, gráficos) como apoio à sua mensagem.
Organize sua apresentação: Construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.
Domine o assunto: Conheça bem o tema e treine sua apresentação, quantas vezes for preciso. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático.
Atenção aos erros de português: Além e dominar o conteúdo é muito importante dominar a forma correta no que tange a língua falada e escrita. Erros de português e concordância verbal devem ser evitados. Para isso, revise seu material antes de apresentá-lo e esteja sempre com a leitura em dia.
Postura e tom de voz: Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante. Se isso, de início, não for possível, busque uma posição confortável e mantenha seu tom de voz num nível agradável. Nada de ficar curvado, evitar o contato visual ou falar muito alto ou muito baixo.
Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. Comunique-se de forma natural e espontânea, assim, você se sentirá mais tranquilo e confortável durante a apresentação.
Após sua explanação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre seu desempenho, sobre como foi sua atuação. Esse feedback realista é importante para identificar os pontos fortes, de melhoria e evoluir a cada nova oportunidade de falar em público.
Fonte: Administradores
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]