Melhorar a memória
“Esse alimento é rico em catequinas, que têm ação antioxidante e melhoram a comunicação entre os neurônios, além de evitar que eles envelheçam”, explica a nutróloga Valéria Goulart, coordenadora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Recentemente, um time de especialistas da Universidade de Basel, na Suíça, constatou que a Camellia sinensis (planta que dá origem ao chá verde) melhoraria a saúde cognitiva, especialmente no que se refere à capacidade de gravar informações. Após ingerir um líquido contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde, os participantes da pesquisa obtiveram notas melhores em um teste de memória. Mas, segundo Márcia Nishiyama, a quantidade do alimento usada no trabalho suíço parece exagerada. “Isso daria, mais ou menos, 15 sachês por dia”, calcula. Sabe-se que abusar da bebida pode fazer mal aórgãos como fígado e rins. Fique com 3 sachês diários.
Ter ossos saudáveis
Graças às altas doses de polifenóis – antioxidantes benéficos à saúde -, o chá verde deixa a estruturaóssea firme e forte, afastando males como artrite e osteoporose. Pelo menos foi o que demonstraram dois estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition. Em um deles, o consumo desse chá foi associado a um risco 50% menor de homens e mulheres sofrerem fraturas no quadril após os 50 anos de idade. No outro, 150 voluntárias que já haviam passado pela menopausa tomaram entre 4 e 6 xícaras diárias da bebida. Com isso, os cientistas notaram, entre outras coisas, uma melhora na formaçãoóssea e uma redução dos processos inflamatórios que podem danificar o esqueleto.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]