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Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Como lidar com tagarelas no ambiente de trabalho

Se você se define como um verdadeiro “tagarela” no escritório é bom começar a tomar cuidado. Além de tirar a atenção dos colegas, quando em excesso o bate-papo no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e entrega de resultados da equipe.

Se esse é o seu caso, então é melhor começar a equilibrar a vida social e profissional de forma mais saudável. A sócia-fundadora da empresa de recrutamento MSA Recursos Humanos, Miriam Adissi, afirma que o profissional deve analisar o quanto a vida pessoal do profissional está afetando o seu trabalho. Quando a conversa é demais, a pessoa pode prejudicar os colegas. “Muitas vezes o profissional não percebe que está exagerando nas conversas e ninguém o alerta sobre esse problema. Isso faz com que sua produtividade fique tão baixa que ele possa ser demitido ou demissionário, pois a falta de uma produtividade eficaz faz com que a motivação fique tão baixa que ele acaba perdendo o interesse no trabalho”, diz.

Para conciliar a relação com os colegas, a vida pessoal e as atividades que devem ser cumpridas, a especialista aconselha o profissional a administrar seu tempo e estabelecer prioridades. “Temos que agendar médicos, reuniões escolares, entre outros compromissos de nossa vida pessoal, mas não devemos fazer isso durante todo o horário produtivo de trabalho”, afirma Miriam. “Para tal, podemos chegar mais cedo, diminuir o horário do almoço ou aproveitar o final do expediente.”

Mas, como abordar um colega que está extrapolando nas conversas e atrapalhando a equipe? Para Miriam, uma boa solução é promover um encontro entre os funcionários e líderes para que todos possam opinar e aprimorar sobre a produtividade no ambiente de trabalho.

No caso dos líderes, é necessário reforçar sempre os objetivos e responsabilidades de cada um na equipe e incentivá-los a manter o foco no trabalho. “Muitas vezes, membros da equipe se sentem incomodados mas ficam com receio de expor uma situação de desconforto. A transparência sempre será a melhor forma de administrar os conflitos e solucioná-los”, afirma Miriam.

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