“Os principais fatores de risco do câncer de próstata são o estilo de vida. Alimentação rica em gordura, favorecendo desde o sobrepeso até a obesidade, desequilíbrio hormonal da testosterona, idade, herança genética, inversão do ritmo urinário, entre outros”, explica o oncologista Ricardo Teixeira, da clínica Oncohemato.
O diagnóstico é feito pelo toque retal e pelo exame de sangue chamado PSA, que deve ser feito anualmente. Se um dos exames for sugestivo de câncer, a confirmação é feita através da biópsia dirigida por ultrassonografia de próstata transretal. Com base no resultado da biópsia, estágio de desenvolvimento do tumor, idade do paciente e doenças associadas, o médico irá decidir o tratamento mais adequado para o câncer de próstata diagnosticado.
As opções para o tratamento da doença são cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O uso de cada um vai depender do tipo de tumor e do estágio da doença. “A melhor forma de prevenir a doença é manter uma vida equilibrada. Uma dieta rica em legumes, verduras, frutas, e com menor consumo de gordura animal aliado a prática de exercícios físicos podem diminuir as chances de desenvolver o problema’, finaliza o especialista.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]