O ideal passa por uma regra bem simples: Não gaste mais do que você ganha. E esse “ganha” significa, nessa abordagem específica, o quanto te sobra após pagar todas as despesas fixas que você possui. A partir disso você poderá mensurar o quanto gastará nesse período levando em consideração se será à vista, a prazo ou então mesclando ambos. O que não se pode é perder de vista as compras de fim de ano, os gastos com festas, viagens e tal, correndo o risco de iniciar o ano novo no vermelho, mesmo porque com ele vem o IPTU, IPVA, material escolar, entre outros.
Com planejamento é possível agradar toda a família, fazendo a alegria de todos sem se passar por “ranzinza”, e ainda manter o foco da educação financeira familiar no qual prezou durante todo o período do ano.
Entretanto se você não se familiarizou com essa educação financeira ao longo desse ano, possui contas atrasadas e ainda quer ter um bom natal com a família, não se desespere. Nesse caso requer um pouco mais de preciosismo na ponta do lápis. A preferência será liquidar faturas em atraso, principalmente cartão de crédito. O 13º salário é um grande aliado para sanar essas pendências e dependendo do grau de sua dívida e situação atual, passar um natal bem mais econômico, mas unido com a família será bem satisfatório.
Portanto saibamos nos organizar a fim passarmos um final de ano repleto de alegria, paz, saúde física e saúde financeira e iniciarmos um novo ano com boas lembranças do anterior.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]