Algumas mudanças simples no dia a dia favorecem a economia, que vão desde dinheiro aos recursos naturais. Segundo informações do Analista de Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ranieri César Leite Coelho, o consumo de energia depende de variáveis ligadas à potência dos equipamentos e ao tempo de uso de cada um deles.
Veja algumas dicas que vão ajudar a economizar neste verão:
Chuveiro – Usar na opção verão – economia de 30%.
Geladeira – Verificar borracha de vedação, evitar deixá-la aberta muito tempo e mantê-la em potência baixa, fazer o degelo periódico, evitar colocar alimentos quentes. Alerta! Uma geladeira em mau estado de conservação pode gastar até 67% a mais de energia elétrica.
Ar-condicionado – Fechar bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado. Opte em usar nos momentos mais quentes. O abuso deste aparelho pode elevar em 30% na conta de energia.
Luz – Aproveite a iluminação natural e acenda as luzes mais tarde.
Evite stand by – Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados. Além disso, é sempre bom escolher o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” pois são os mais eficientes e econômicos.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]