Quando começar a preparar o filho para a independência financeira?
De acordo com a especialista, desde pequena a criança deve ser preparada para a independência. “é fundamental que a educação financeira baseada em valores e princípios esteja presente na formação dada pela família. é preciso acompanhar de perto a forma como os filhos lidam com dinheiro, com o consumo e o entendimento que eles adquirem sobre o trabalho”, diz. Para Ana Paula, falar sobre dinheiro com as crianças é importante para que elas adquiram habilidades e valores para cuidarem com inteligência do seu no futuro.
Já quando o filho cresce e começa a trabalhar, a educadora financeira sugere que seja feita uma transição parcial, ajudando na preparação para a independência. “Embora o jovem ainda possa contar com um suporte financeiro em casa, é interessante que ele comece gradativamente a assumir o compromisso de pagar algumas contas”, afirma. Além disso, continuar a oferecer o mesmo conforto que os filhos tinham durante a infância na fase adulta é um erro que deve ser evitado.
A educadora ressalta o perigo de manter a ajuda dos pais por muito tempo. “é saudável para o jovem ser estimulado a empenhar-se ao máximo no trabalho para adquirir independência financeira e maturidade para arcar com suas próprias decisões em relação ao dinheiro. O quanto antes isso acontecer, mais fortalecido o jovem se torna para alcançar sucesso financeiro na fase adulta”, explica.
Qual seria a melhor idade para sair de casa?
De acordo com Ana Paula Hornos, não existe uma idade adequada para sair de casa. “O momento ideal de morar sozinho depende da maturidade e escolhas de pais e filhos diante dessa etapa da vida. O mais importante é que a família planeje conjuntamente e faça a transição da dependência para a independência financeira dos jovens. Isso será saudável para ambas as partes, tanto para os próprios filhos como também para os pais”, conclui.
Fonte: Administradores
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]