Conheça 11 exercícios para melhorar a sua memória:
1. Maneire no álcool
álcool e drogas causam lesões neuronais e alterações circulatórias, o que prejudica a memória.
2. Repita uma vez, e outra vez
Memória nada mais é que traçar um caminho no cérebro. A repetição da informação facilita a criação de conexões e fica mais fácil retornar ao trajeto quando necessário.
3. Faça associações
Associar uma informação com fatos já existentes – por exemplo, vincular o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer com a imagem de um artista que possui o mesmo nome – ajuda na hora de traçar conexões neuronais e de se lembrar.
4. Aprenda coisas novas
Vale escovar os dentes com a mão esquerda, aprender um novo idioma ou escolher novas rotas para ir ao trabalho. Tudo isso aumenta nossa reserva cognitiva. Desafiar o que você não conhece faz aumentar o crescimento dos circuitos neuronais estruturais das memórias de longa duração.
5. Leia em voz alta
Possuímos tanto a memória visual quanto a auditiva. Usar as duas melhora o resultado na hora de recordar uma informação.
6. Faça uma coisa por vez
Você prefere estudar ouvindo música? Várias atividades ao mesmo tempo podem prejudicar a concentração, essencial para a aquisição da memória.
7. Relaxe
Mantenha-se relaxado enquanto faz algo. Não é possível dar atenção devida à alguma informação se estiver tenso e agitado.
8. Realize atividades físicas
A regularidade ativa múltiplos sistemas e ajuda nos processos cerebrais.
9. Durma bem
Durante o sono, o cérebro consolida o aprendizado e se reorganiza. Uma noite mal dormida faz o cérebro diminuir a atenção e prejudica o armazenamento de informação.
10. Hidrate-se
Isso ajuda os circuitos cerebrais funcionarem. Beba cerca de dois litros de água todos os dias.
11. Abuse dos exercícios mnemônicos
Formule frases, palavras ou trace relações com as letras a ser memorizado. Para a senha FAP, pense na frase “Fui à padaria”. Se lembrar dela, lembrará da senha.
(Dicas: Viva Saúde)
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]