Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
02/11/2016

Exercícios: nunca é tarde para começar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular eóssea resultando assim em um aumento da gordura corporal. A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.

Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida aos idosos.

A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e traz mais independência. Apesar destes benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária, seja por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado. Porém, basta ter força de vontade para começar. O recomendado é discutir com o médico quais exercícios podem ser realizados e ter o acompanhamento de um profissional, seja um professor ou treinador.

Uma das opções é a corrida, quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, o médico e maratonista Drauzio Varela é um exemplo disso. Aos 73 anos, corre pelo menos uma maratona por ano e já viajou o mundo atrás de provas de 42 quilômetros. Em entrevistas, Drauzio conta que começou a correr aos 50 anos e costuma afirmar que seus hábitos favorecem sua saúde. Ele não toma remédio e tem os índices de colesterol e pressão normais.

Confira mais algumas opções de exercícios para a terceira idade:

Dança: A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para uma socialização com outras pessoas.

Natação: Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O borboleta não precisa ser praticado.

Hidroginástica: Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais de metade do corpo na água, éótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.

Musculação: Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.

Fonte das opções: G1

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido