Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida aos idosos.
A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e traz mais independência. Apesar destes benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária, seja por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado. Porém, basta ter força de vontade para começar. O recomendado é discutir com o médico quais exercícios podem ser realizados e ter o acompanhamento de um profissional, seja um professor ou treinador.
Uma das opções é a corrida, quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, o médico e maratonista Drauzio Varela é um exemplo disso. Aos 73 anos, corre pelo menos uma maratona por ano e já viajou o mundo atrás de provas de 42 quilômetros. Em entrevistas, Drauzio conta que começou a correr aos 50 anos e costuma afirmar que seus hábitos favorecem sua saúde. Ele não toma remédio e tem os índices de colesterol e pressão normais.
Confira mais algumas opções de exercícios para a terceira idade:
Dança: A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para uma socialização com outras pessoas.
Natação: Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O borboleta não precisa ser praticado.
Hidroginástica: Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais de metade do corpo na água, éótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.
Musculação: Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.
Fonte das opções: G1
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]