Na posição inverno, o consumo do chuveiro por uma hora fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh), aumentando de 25% a 35% a conta. Na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria, o consumo fica entre 2,10 kWh e 3,5 kWh. Entre as dicas da Aneel para diminuir o consumo de energia com o chuveiro elétrico estão reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.
O tempo frio eúmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos consomem entre 120 kWh e 150 kWh por mês, se utilizados durante uma hora por dia. Neste caso, a dica é e aproveitar ao máximo o calor do sol para a secagem das roupas e acumular uma maior quantidade de roupas para secar de umaúnica vez, para que o uso da secadora seja menos frequente.
Os secadores de cabelos, também mais usados no inverno, gastam entre 1 e 1,5 kWh a cada hora de uso. Se usado por cinco minutos durante todos os dias, o aumento no consumo mensal será entre 2,5 kWh a 3,75 kWh.
Os aquecedores também são grandes consumidores de energia. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que o modelo deve ser observado cuidadosamente pelo consumidor. De acordo com o Idec, o consumo desses aparelhos pode variar entre 120 kWh e 228 kWh por mês, dependendo do tipo de aquecedor.
Outra dica para economizar é, ao comprar um eletrodoméstico, dar prioridade àqueles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B têm maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições dos aparelhos, recomenda.
Dicas
Chuveiro – Evite tomar banhos demorados e feche o registro ao passar sabonete ou xampu, orienta a Aneel.
Stand by – Desligue ou tire os aparelhos eletrônicos da tomada. De acordo com a Light, o modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.
Geladeira – Existem alguns modelos projetados para consumir menos eletricidade. é preciso procurar por aparelhos com etiqueta do Inmetro e/ou selo do Procel.
Máquina de lavar e secadora – A dica para as máquinas de lavar e secar é utilizar as capacidades máximas. Já nas secadoras a recomendação é usar apenas quando muito necessário. Secar peças no varal é sempre a opção mais econômica. O mesmo se aplica ao ferro de passar: reduza a utilização do eletrodoméstico. O ideal é usar o ferro de passar uma vez por semana
Aquecedor – Os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica nesta estação. Durante o inverno, este tipo de aparelho pode chegar a um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]