Em 1979 Sérgio entrou na Eletrosul (atual Tractebel Energia) e foi locado na Usina de Passo Fundo (RS), mas depois foi transferido para a Usina de Itá (SC), onde ficou até a sua aposentadoria. Ele trabalhou 32 anos como encarregado da área de Recursos Humanos da Regional do Rio Uruguai (Usinas de Passo Fundo, Itá e Machadinho). “Esses foram os anos em que mais me realizei como pessoa e profissional. Encontrei nessa empresa um espaço onde consegui trabalhar com o que gostava e ainda pude contar com excelentes colegas e toda a infraestrutura necessária. Tudo o que tenho hoje conquistei através da Tractebel”, afirma.
Aposentado desde 2010, Sérgio participou dos programas preparatórios oferecidos pela empresa. “Para se aposentar é preciso estar preparado, senão o baque é muito forte. Todo o processo é fundamental para o período de transição, pois a mudança na rotina é total”, comenta. E com o fim da sua vida laboral ele resolveu investir no bem estar. “Eu me dei ao luxo de ficar dois anos apenas curtindo a vida. Como me mudei para Florianópolis (SC) e não conhecia muitas praias, passei boa parte do tempo desbravando a cidade e todo o estado de Santa Catarina. Para o próximo ano quero voltar para o mercado de trabalho”, comenta.
Sérgio divide seu tempo livre entre viagens, acampamentos, pescaria, atividades físicas, jogar tênis, fazer trilhas e caminhadas. Ele já esteve nos Estados Unidos em 2009 visitando as cidades de Los Angeles (Disneylândia), Tucson, San Diego, Las Vegas, Phoenix e o Grand Canyon. Além disso, o aposentado adora fotografia, está estudando inglês e tem planos de visitar a Europa.
Frase: “A idade não é decisiva; o que é decisivo é a inflexibilidade em ver as realidades da vida, e a capacidade de enfrentar essas realidades e corresponder a elas interiormente”. (autor: Max Weber).
A importância da Previdência Complementar
“Investir na Previdência Complementar sempre foi meu foco e com a chegada da aposentadoria ela é fundamental para conseguimos manter o padrão de vida. Hoje a PREVIG me dá um suporte indispensável para prosseguir nesta nova jornada.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]