Formando em direito, pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí/SC), Bispo, como gosta de ser chamado, começou a sua vida laboral muito cedo. “Estou no mercado de trabalho desde os meus 12 anos e desde então nunca mais parei. Quando pensava em mudar de emprego, já tinha uma vaga garantida em outra empresa”, diz. Sempre muito esforçado, para conseguir fazer a faculdade ele ficou cinco anos e meio viajando diariamente para concluir o curso, pois estudava em Itajaí/SC e trabalhava em Florianópolis/SC. Na Eletrosul ele desempenhou funções no setor de folha de pagamento na empresa e quando se formou em Direito, foi para o Departamento Jurídico, onde ficou até o fim da sua vida laboral.
Para não ficar parado, após a aposentadoria, Bispo montou um escritório de advocacia em casa e passou a militar na área jurídica. Em paralelo passou a fazer trabalhos sociais, onde desenvolve como voluntário. Entre as atividades que desempenha atualmente está a vice-presidência da Comissão de Gerenciamento da Sede Balneária da OAB/SC; localizada em Canasvieiras/ Florianópolis/SC; a presidência da Comissão da OAB Cidadã em Santa Catarina; diretor jurídico e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF); Conselheiro da escola de samba Copa Lord; Assessor jurídico da Associação Comunitária Jardim Santa Mônica – ACOJAR; membro designado pelo TRE da 100ª da Zona Eleitoral como delegado de prédio nas eleições municipais de Florianópolis/SC e diretor fiscal da Associação FloripAmanhã. “Com todas as atividades que desenvolvo, minha agenda está sempre cheia e não me sinto aposentado. Ainda tenho muitos desafios e por isso acredito que devemos ter humildade em saber ouvir, aprendemos todos os dias uma nova sabedoria”, afirma.
Nos momentos de lazer o aposentado gosta de estar com a família e cercado pelos amigos. Sempre que possível mantém contato com ex-colegas, ele participa periodicamente de encontros com o grupo. “Nesses 37 anos que estou em Florianópolis conquistei muitos amigos e sempre que posso gosto de confraternizar em um local agradável para colocarmos a conversa em dia. Acampar é a minha paixão então aproveito esses momentos de lazer para curtir a família e os amigos”, comenta.
A importância da Previdência Complementar
“A PREVIG foi meu alicerce depois da aposentadoria. Só com o valor recebido pelo INSS eu não teria como me sustentar e manter a qualidade de vida. O melhor de tudo é que sempre posso contar com alguns benefícios da previdência privada nos momentos em que mais preciso.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]