Aposentado desde 2010, Sérgio participou dos programas preparatórios oferecidos pela empresa e relata que a sua transição foi muito tranquila. “Quando chegou o momento de parar eu estava preparado. Ainda no trabalho participei do programa de preparação como coordenador de grupos e depois para me desligar da empresa”, diz. Mesmo há quatro anos longe de suas atividades, Sérgio se sente muito ligado à organização. “é como eu sempre digo: a gente sai da empresa, mas a empresa não sai da gente. Ainda mantenho contato com muitas pessoas da Tractebel e participo de algumas festividades”, comenta.
Dedicado à família e aos amigos, Sérgio sempre gostou de cativar amizades no ambiente de trabalho. “Para mim, são muitas as vantagens de se ter amigos no trabalho. Sempre procurei entender e respeitar os talentos, as habilidades e as experiências que cada um tinha, independente da área de atuação. Quando se estabelece parceria criativa de apoio, o trabalho vira prazer e o ambiente fica mais leve e produtivo”, comenta.
E foi com esse espírito de união e fraternidade que o aposentado, juntamente com o ex-colega e amigo José Carlos Borgmann, deu o pontapé inicial para reunir os ex-colegas e proporcionar momentos de conversas e diversão. O 1º Encontro dos Amigos da UHPF (Usina Hidrelétrica Passo Fundo) foi realizado no salão de festas do prédio onde Sérgio mora, e contou com a participação de empregados e aposentados que prestaram serviço na Usina, que atualmente residem em Florianópolis (SC). “Foi gratificante, emocionante, alegre e divertido. Muitos participantes não se encontravam há anos. Todos queriam divulgar suas atividades e seus projetos, já que alguns continuam na ativa e outros curtindo suas aposentadorias. Faltou espaço de tempo para que todos colocassem em dia a fofoca”, diz.
A preparação e organização do churrasco ficou por conta do ex-empregado da PREVIG Anselmo Francisco Alves. O grupo já planeja novo encontro, mas agora com a participação das famílias. Foram convidados: Carlos Alberto Schimitt, Sérgio Roberto Steimann, álvaro Zanco, Reginaldo de Oliveira, Fabio Figueiró, Elinton André Chiaradia, José Carlos Borgmann, Orlando José Antunes, Baldoino Galiazzi, Paulo Roberto Dias, Celso Guerra, Júlio Cesar Lunardi, José Renato de Souza, Edson Barreiro, Antônio Carlos Toledo Pereira, Luiz Antônio Mileo, Vilson Cantarelli, Pio Irineu Reitz, Frederico Sérgio Olschowski, Luiz Carlos Franceschi, Salésio dos S. Mendes, Protásio Pereira, Edevaldo D. Rocha, Joaquim Sanches, Dirceu Campos, Silvio A. Filho e Sérgio Alves da Silva.
Com muita disposição, Sérgio divide seu tempo livre entre viagens, curso de inglês e a preparação de seuúltimo projeto: escrever um livro. Em outubro ele embarca para mais uma viagem e pretende colecionar histórias que farão parte da sua autobiografia. E dessa vez o destino será um tour por Londres, Roma, Paris, Istambul, Egito e Israel.
A importância da Previdência Complementar
“Hoje a PREVIG me dá um suporte indispensável para prosseguir nesta nova jornada. Adoro viajar, curtir a vida, e Previdência Complementar é fundamental para conseguir manter o padrão de vida.”â
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]