Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 59, em 2015
Paulo Baltazar da Rosa vive uma aposentadoria ativa, incentivando a cultura japonesa em Santa Catarina
Paulo Baltazar da Rosa vive em plena atividade e não pretende parar. O aposentado sempre desempenhou diversas funções e não se cansa de estudar, aprender e compartilhar. Natural de Getúlio Vargas/RS, Paulo morou em várias cidades e hoje reside em Florianópolis/SC. “Comecei na Eletrosul em 1971, como auxiliar administrativo e passei por diversas áreas na empresa. Minha sede de conhecimento me levou a áreas diferentes na empresa e me saí bem em todas elas. Sempre fui apaixonado por tudo que fiz, nas áreas de geração hídrica, geração térmica e transmissão”, conta.
Após se aposentar como técnico em manutenção de sistemas em 1995, Paulo, que já fazia várias atividades além do trabalho, continuou seu ritmo intenso. Sempre gostou de viajar, estudar história e praticar esportes. Preferências que, ao longo dos anos, se transformaram em projetos e envolvimento com associações de esportes e culturas. Com o atletismo, competiu na Europa, Estados Unidos, Canadá e áfrica do Sul. Na Finlândia conquistou os recordes brasileiro e sul-americano, cujas marcas lhe colocaram em 10º lugar no ranking mundial nas provas de 5 e 10 quilômetros. “Fui presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master, cuja escolha iniciou-se no Peru com o apoio da comunidade Nikkey e, desde então, passei a estudar a cultura japonesa e em especial o período Edo”, diz.
O aposentado foi secretário da ANC (Associação Nipo-Catarinense), quando se deparou com uma publicação que continha partes de um relato sobre a história de náufragos japoneses que haviam sobrevivido a um ciclone a bordo do veleiro Wakamiya-maru. Dos 16 náufragos, cinco foram incluídos em uma expedição russa, que partira de São Petersburgo, em 1803, e alcançou a Ilha Santa Catarina pelo desembarcadouro situado Junto ao Forte de Santana que se encontra anexo à ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Aprofundando-se em pesquisas sobre o feito, inspirou-se, desenvolveu e assinou o enredo “Matsuri em Sankaterini”, para a escola de samba Copa Lord que foi campeã do carnaval de 2008. Escreveu o estatuto da Federação Nikkey de Santa Catarina, da qual foi um dos fundadores e exerceu a função de secretário. Mais tarde, fundou a Associação Wakamiya-maru Ilha Santa Catarina, da qual é secretário. O aposentado também é co-autor das Leis Nº 15.324/2010, que foi levada ao plenário pela deputadaângela Albino e institui a Semana Estadual da Amizade Brasil Japão, e Nº 9474/2014, Lei municipal que torna as cidades de Sendai e Florianópolis irmãs, que foi ao plenário por meio do vereador Ricardo Vieira.
A epopéia completa dos náufragos do barco Wakamiya-maru está sendo escrita por Paulo. “Será um romance e ainda preciso fazer muitas pesquisas para terminá-lo, incluindo viagens a Ishinomaki – Japão. Após, seguirei para Adak, Atka, Unalaska e St. Paul Island, nas Aleutas, Península Kamchatka, Okhotsk, Yakutsk e Irkutsk, na Sibéria e, São Petersburgo, na Rússia”, conta.
A importância da Previdência Complementar
“A aposentaria complementar é muito importante, faz uma diferença total na minha vida. Com ela pude realizar muitas coisas e se dependesse apenas do INSS não poderia fazer tudo o que faço hoje.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Fonte: Informativo PREVIG
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]