Evitar situações de estresse, praticar esporte, seguir uma alimentação equilibrada e tantos outros hábitos saudáveis têm ganhado espaço no dia a dia de quem busca qualidade de vida. Neste cenário, a leveza tem se tornado um atributo cada vez mais forte e quem encara a vida dessa forma enfrenta as dificuldades com bom humor, reconhece e aceita que não é possível exercer o controle sobre tudo e todos, conserva o alto astral mesmo diante de situações adversas, e assim vive com mais prazer.
Um estudo, feito em todo o território nacional, contou com a participação de homens e mulheres de classes ABC e acima de 18 anos que responderam a questões como: o que lhe dá muito prazer na vida? O que não lhe dá prazer?
A pesquisa revelou que a população se divide basicamente em três grupos: 29% das pessoas tem personalidade leve e, por isso, demonstram essa atitude diante da vida, enquanto 22% tem personalidade controladora e, consequentemente, criam mais expectativas que se tornam frustrações, se irritam facilmente, se angustiam com as notícias do dia-a-dia e reclamam da rotina. Por fim, 49% têm personalidade equilibrada e pendem para um lado e para o outro.
O estudo mostrou ainda que, tão importante quanto ter prazer, é estar satisfeito com os prazeres que a vida oferece. E o resultado não deixa dúvidas: além de estar satisfeito e encontrar mais prazer em momentos simples da rotina, como aconchegar-se numa cama ou abraçar quem se gosta, quem tem personalidade leve experimenta um nível de satisfação muito mais intenso, quando comparado ao controlador.
Diante destes resultados, a revista Saúde foi atrás de explicações científicas para entender porque atitudes simples podem trazer tanto prazer para as pessoas que as praticam. “A sensação de satisfação, felicidade, relaxamento e bem estar está relacionada principalmente à ação de quatro neurotransmissores: a dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina. Cada uma dessas substâncias produz um efeito no organismo, e diversos eventos, como por exemplo praticar atividade física ou conviver com os amigos, pode motivar sua liberação no organismo”, explica a nutróloga e médica do esporte Sumaia Amir Karam, de São Paulo.
Fonte: Revista Saúde
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]