Você já deve ter se perguntado no fim do mês: para onde foi o meu salário? Um lanche ali, uma camiseta aqui, quem não tem o controle de em que é gasto o seu dinheiro pode mesmo se surpreender ao se dar conta da quantia que sobrou. Há quem anote em um bloco os gastos feitos ao longo do dia e as contas que terá no mês. Mas é possível se esquecer de andar com o bloco no dia a dia e, assim, acabar deixando de anotar algum gasto, ou ainda, a pessoa pode desistir de seguir com esse controle financeiro “manual”.
Hoje em dia, os smartphones proporcionam muita praticidade em relação à organização de tarefas, com a possibilidade de inúmeros aplicativos. Para controlar as finanças, não é diferente. Separamos cinco aplicativos que auxiliam de diferentes formas, desde gerenciar contas de bancos, organizar os gastos por categoria, criar lembretes para não atrasar contas, simular empréstimos e financiamentos, e até mesmo planejar os passos para realizar seu sonho, como aquela viagem de férias, ou a aquisição de um carro. Tudo isso, de qualquer lugar e a qualquer hora.
Confira cinco aplicativos gratuitos que ajudam no controle financeiro:
1- Minhas economias
O aplicativo Minhas Economias permite que você organize suas contas, faça o controle de seus gastos, gerencie contas de bancos, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e até mesmo a aposentadoria. Assim você pode verificar o saldo de suas contas, programar repetição de transações, cadastrar notas, criar lembretes para não atrasar contas, organizar os gastos por categoria, fazer planejamento financeiro prevendo saldos futuros para evitar que o usuário entre no cheque especial.
2- Impprove
Com esse aplicativo, você pode consultar gastos diários ou mensais, cadastrar suas compras parceladas para ver suas dívidas pendentes, cadastrar suas contas, lançar receitas e transferências entre contas para ver a movimentação do seu dinheiro. Você receberá, ainda, alertas de vencimento das suas contas a pagar e das contas a receber. Para ter o controle financeiro, é possível visualizar gráficos e relatórios. O aplicativo funciona offline e sincroniza seus dados na nuvem automaticamente quando você tiver conexão com internet.
3- Jimbo
Além de poder controlar sua renda e as despesas do dia a dia, com categorias customizáveis, de acordo com o seu perfil de consumo, no Jimbo você pode conferir dicas e conteúdos sobre educação financeira. Para poder realizar seus sonhos, você tem acesso a um simulador que auxilia no planejamento dos processos para alcançá-los.
4- Mobills
Com o Mobills, você pode criar seu orçamento familiar, planejando suas metas por categoria, para acompanhar o andamento de suas despesas ao longo do mês. Para não esquecer o prazo de vencimento das suas contas, você receberá alertas de suas dívidas pendentes. Além disso, você pode sincronizar seus cartões de crédito, assim, para que o aplicativo faça a leitura automática das notificações e SMS dos bancos, armazenando seus gastos diários de forma automática, controlar seus investimentos, como renda fixa, ações e fundos, e armazenar despesas por geolocalização. O aplicativo tem leitura de QRCode para importar despesas e permite sincronização na nuvem, assim você pode utilizá-lo offline.
5- Simulador de financiamento
Para ajudar a economizar, o simulador de financiamento pode auxiliar na hora de analisar quais serão seus gastos extras no mês. O aplicativo simula financiamentos e empréstimos, incluindo cálculo do valor estimado das parcelas, juros e IOF a serem pagos, apresentação da simulação em forma de gráfico, gravação do histórico de cálculos para comparações futuras, além da possibilidade de configurar as alíquotas e IOF (IOF diário e o IOF adicional).
Fonte: Gaúcha ZH
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]