Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Seu padrão de vida cabe no seu bolso?

Noivos planejam comprar uma casa para morar juntos e enfrentam a dúvida: escolher a casa dos sonhos, no bairro que amam, ou um imóvel menor em bairro mais simples, mais longe do trabalho, que cabe no bolso com tranquilidade?
De acordo com um estudo do Datafolha, o brasileiro é um dos povos mais imediatistas do mundo e isso se reflete em outro fato que tem tudo a ver com essa característica: a dificuldade de poupar.
Sinais de alerta
Veja alguns sinais de alerta e dicas para você escapar da armadilha de adotar um padrão de vida mais alto do que consegue bancar.
1. Não consigo pagar as despesas básicas
Se você já cortou todos os supérfluos, não sai de casa aos finais de semana, não viaja, não compra presentes, não faz cursos extras e, mesmo assim, precisa entrar no cheque especial, parcelar ou pré-datar as despesas básicas da casa, este é um sinal claro de que está levando uma vida acima das suas posses.
2. Não sei o que fazer quando surge um imprevisto
O dinheiro que entra dá certinho, na medida para tudo o que você e sua família precisam, sem entrar em dívidas. Isso, se nada acontecer. Se o chuveiro quebrar, a conta já não fecha. A família se enrola e as contas começam a atrasar porque surgiu uma despesa inesperada. Se o orçamento está sem folga, é preciso rever o padrão de vida.
3. Não posso nem pensar em ficar doente ou desempregado
Você e sua família dependem totalmente da sua renda. Se você trabalha por conta própria, uma simples gripe pode pôr em risco as contas do mês. Se tem carteira assinada, não pode nem imaginar a ideia de ficar sem seu emprego e sempre que surge um boato de cortes na empresa, você já começa a suar frio. Talvez seja hora fazer alguns cortes nos gastos e guardar algum dinheiro.
Soluções
Se você se deu conta de que seu padrão de vida não cabe no seu bolso, a boa notícia é que tudo tem solução.

Veja algumas dicas para você se adequar às possibilidades da sua renda.

1. Esteja aberto para se desapegar
é difícil se desfazer de uma conquista, principalmente quando é algo realizado com muito trabalho. Porém, se apegar a um bem que custa além do que você consegue pagar ou manter, só irá consumir seu patrimônio ainda mais. às vezes, é necessário assumir que deu um passo maior que a perna e voltar um pouco atrás para redimensionar as coisas de acordo com o tamanho do seu bolso. Não tenha vergonha de vender o carro, a casa ou outros bens para pagar as dívidas e colocar a vida financeira em ordem, guardando as lições aprendidas antes de sua próxima empreitada.
2. Aproveite seus bens ou tempo livre para gerar renda extra
Nem sempre é necessário se desfazer do bem conquistado para adequar seu padrão de vida, basta encontrar uma maneira de fazer dinheiro com ele. Se você comprou uma casa mais ampla do que necessita e tem um cômodo ocioso, pode alugá-lo por meio de aplicativos, como o Airbnb, por exemplo. E se tem tempo livre, que tal oferecer alguns serviços e ampliar suas fontes de renda?
3. Viva sempre um degrau abaixo do que poderia
Esta dica de ouro é o segredo das pessoas que têm uma vida financeira tranquila. Sempre que seus cálculos levarem você a uma situação de orçamento muito justo, sem nenhuma folga, está correndo o risco de assumir compromissos além da sua capacidade de pagamento. Ajuste as contas para ter uma margem no orçamento para poupar para imprevistos e eventualidades. Se receber um aumento, evite sair gastando por conta. Mantenha o padrão de consumo por um ano e faça uma reserva com as sobras. Só depois, ouse planejar melhorias no estilo de vida.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido