Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Teste: você se autossabota financeiramente?

Quantas vezes você já se pegou se autossabotando financeiramente?

“Autossabotagem financeira é repetir atitudes que prejudicam o orçamento e iniciam dívidas que parecem inofensivas, mas que vão crescendo e viram aquela bola de neve”, explica o diretor de produto e tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

Por isso, atenção ao teste! Você se autossabota financeiramente?

1. Você sabe quanto ganha por mês?
a) sim, o valor líquido, já com todos os descontos
b) sei por cima, mas talvez me esqueça de algum desconto
c) acho que sei, mas vou errar
d) nem me importo com isso

2. Com que frequência usa o cheque especial?
a) nunca
b) quase nunca
c) quase sempre
d) sempre

3. O que você faz quando vence a fatura do cartão de crédito?
a) paga o valor total
b) paga o que consigo, mas mais que o mínimo
c) paga o mínimo
d) não paga

4. Qual seu pensamento quando vai as compras?
a) pesquiso preços, barganho descontos e só compro o que preciso
b) posso me dar algum luxo de vez em quando
c) me jogo nos desejos, depois penso como pagar
d) ainda bem, agora posso compensar aquela frustração

5. Você sabe quanto gasta no dia a dia?
a) sim, cada centavo
b) sei por cima, mas não cada detalhe
c) não tenho controle e me assusto quando o dinheiro “some da conta” ou chega a fatura do cartão
d) não me importo

6. Qual sua reação quando as contas não fecham e fica no vermelho?
a) isso nunca aconteceu comigo, mas se acontecer uso minha reserva de emergência
b) analiso o que ganhei e gastei pra definir o melhor caminho pra me livrar desse incômodo
c) aproveito o limite da conta ou parcelo no cartão de crédito e pago conforme dá
d) de novo? Já não é mais novidade pra mim!

PONTUAçãO
a) 100 pontos
b) 60 pontos
c) 25 pontos
d) 0

RESULTADO

0 – 150 pontos – Perigo!
O nível de autossabotagem está bem alto. E a bola de neve da dívida já deve estar ladeira abaixo.
150 – 300 pontos – Sinal Amarelo
O gatilho já foi disparado e o processo está em curso, mas você já percebeu o problema.
300 – 450 pontos – Quase lá
Você pode estar sendo negligente com algumas coisas, mas demonstra preocupações importantes. Se começar a se conhecer melhor vai conseguir ficar mais seguro.
450 – 600 pontos – Aí sim! Mandando bem =)
Dificilmente você vai cair na tentação de se autossabotar. E se fizer isso, vai perceber rápido e tentar mudar esse jogo.

*(Teste elaborado pelo Guiabolso)

DICA DA SEMANA: VENçA O BOICOTE

Negando as aparências…

Para o professor de economia e finanças da Saint Paul Escola de Negócios, Carlos Honorato, não dá para negar uma situação crítica e caminhar no rumo oposto ao que aponta o seu orçamento: “No caso financeiro, autossabotagem está relacionada à dificuldade de aceitar uma situação de crise ou gastos e que leva o indivíduo a perpetuar o erro”, diz. O primeiro passo é reconhecer que está sabotando o seu dinheiro. “O segredo é ter consciência do problema, aceitar e definir, sem emoções, o caminho de saída dessa crise”.

E.. disfarçando as evidências Não dá para negar os gastos e o padrão de despesas que se tem. “O problema não é dever, mas não perceber que o comportamento financeiro – excesso de gastos, consumo compulsivo e endividamento – está aumentando (o problema)”. Para por fim ao ciclo, coloque o sonho na frente. “Gerencie suas finanças, planeje gastos e foque no que deseja”.

Fonte: Correio

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido